A Tesla irá integrar o assistente de IA recém-lançado de Elon Musk, chamado de Grok AI, em seus veículos elétricos. A missão da xAI, startup de IA fundada por Musk, é “entender a verdadeira natureza do universo”.

Seu primeiro projeto prático é construir um chatbot ou assistente de IA semelhante ao ChatGPT. Agora que o projeto foi oficialmente lançado, mais detalhes sobre a colaboração com a Tesla estão sendo revelados.

Leia mais:

Grok AI, nova assistente dos EVs Tesla

  • O Grok AI é um assistente de IA projetado para responder a quase tudo e até mesmo sugerir quais perguntas fazer;
  • Ele é moldado pelo “Guia do Mochileiro das Galáxias” (saga literária escrita por Douglas Adams), com a intenção de responder com toque de sagacidade e com pitada rebelde;
  • A empresa afirma que vai aproveitar os dados do X (ex-Twitter) e Musk anunciou que o assistente será oferecido diretamente na plataforma de mídia social por meio de um serviço de assinatura premium.

O Grok é uma IA modelada a partir do ‘Guia do Mochileiro das Galáxias’, com o objetivo de responder a quase tudo e, muito mais difícil, até mesmo sugerir quais perguntas fazer! O Grok foi projetado para responder perguntas com um pouco de inteligência e tem veia rebelde, então, por favor, não o use se você odeia humor!

xAI sobre o Grok AI

A Tesla tem dado cada vez mais ênfase aos comandos de voz em seus veículos e é uma progressão natural ter um assistente de IA dentro deles.

publicidade

Musk já afirmou que “qualquer entrada é um erro”, pois deseja que os veículos Tesla antecipem as necessidades do proprietário e realize as tarefas conforme necessário. Agora parece que o Grok AI fará parte desse plano.

Grok AI nos veículos da Tesla

Segundo o Electrek, a integração do Grok AI nos veículos da Tesla não possui cronograma oficial, mas está sendo disponibilizado em versão beta antecipada para alguns usuários do X, com a expectativa de expansão no futuro. A Tesla está buscando aproveitar o poder de processamento local dos veículos para executar versão “quantizada” do novo assistente de IA.

Com essa integração, a Tesla poderá se tornar líder em termos de capacidade de inferência computacional verdadeiramente útil na Terra.

Desde que o computador de IA do nosso veículo seja capaz de executar o modelo, a Tesla terá, provavelmente, a maior quantidade de computação de inferência verdadeiramente utilizável na Terra. Mesmo em futuro robotáxi, os carros serão usados apenas cerca de um terço de horas por semana, deixando dois terços para inferência distribuída, como o projeto SETI.

Elon Musk