No centro da Via Láctea está localizado o Sagittarius A*, um buraco negro supermassivo que teve sua primeira imagem obtida em 2022. Apesar disso, não havíamos conseguido medir com certeza a massa e o tamanho dele, pelo menos até agora, quando um grupo de cientistas usou o gás em seu entorno para fazer isso.

• A pesquisa determinou que Sagittarius A* possui 4297 milhões de massas solares e raio menor que a órbita de Vênus;
  • Para chegar nesses resultados, os pesquisadores analisaram a órbita do gás circundante do buraco negro;
  • Os resultados correspondem com medições anteriores que usaram objetos mais distantes do Sagittarius A*

A pesquisa, publicada recentemente na revista Astronomy & Astrophysics, foi realizada pelo Instituto Max Planck de Física Extraterrestre (MPE) e determinou com precisão que o Sagittarius A* possui 4297 milhões de massas solares e um raio menor que a órbita de Vênus em torno do Sol.

Para isso, a equipe analisou o gás luminoso em torno do buraco negro a partir do interferômetro de infravermelho próximo do Very Large Telescope (VLTI) do Observatório Europeu do Sul. A equipe rastreou flashes brilhantes de radiação eletromagnética do gás, permitindo entender como ele se movimentava em torno do buraco negro supermassivo.

Foram analisadas erupções de 2018, 2021 e 2022, que combinados permitiram estimar com precisão a massa e o raio do Sagittarius A*. E os resultados ficaram de acordo com estimativas anteriores.

Cálculos anteriores

Até então, o cálculo era realizado a partir de estrelas em torno do Sagittarius A*, mas elas estavam muito distantes dele, o que fazia com que esses resultados fossem pouco precisos. No entanto, os gases analisados no estudo estão muito mais próximos.

A massa que derivamos agora das explosões em apenas alguns raios gravitacionais, é compatível com o valor medido a partir das órbitas de estrelas em vários milhares de raios gravitacionais.

Diogo Ribeiro, responsável pela modelagem teórica do estudo, em comunicado

Os pesquisadores esperam que com essas novas medidas do Sagittarius A*, investigações futuras possam tentar determinar a rotação do buraco negro, algo que até então é um mistério.