Um robô capaz de mudar de forma com formato inspirado nas aranhas está ainda menor. Engenheiros da Universidade de Colorado Boulder (EUA) lançaram o mCLARI (mini Compliant Legged Articulated Robot Insect, ou mini Inseto Robô Articulado com Pernas Compatíveis, na tradução literal), robô modular de dois centímetros de comprimento que pode mudar seu formato para se espremer por lacunas estreitas em múltiplas direções.

A pesquisa foi liderada por Kaushik Jayaram, professor-assistente no Departamento de Engenharia Mecânica Paul M. Rady, e o estudante de doutorado Heiko Kabutz.

publicidade

Leia mais:

O trabalho da dupla venceu, recentemente, o prêmio de Melhor Artigo em Segurança e Robótica de Resgate na Conferência Internacional em Robótica Inteligente e Sistemas em Detroit (EUA).

publicidade

Imagem de lapso de tempo do mCLARI espremendo-se por uma lacuna (Imagem: Heiko Kabutz)
  • O artigo mostra a melhoria realizada no CLARI, deixando-o menor e mais rápido;
  • Ele pode manobrar de forma inteligente em ambientes desordenados simplesmente mudando de correr para frente de um lado para o outro ao mudar sua forma;
  • Essa capacidade dá ao CLARI a possibilidade de ajudar imediatamente em grandes desastres;
  • A pesquisa permite que os cientistas estejam um passo mais próximo da criação de robôs em escala no formato de insetos capazes de se mover perfeitamente em terrenos naturais similares aos animais de verdade;
  • Eles deverão combinar a adaptabilidade de um robô suave com a agilidade de um mais rígido.

Confira, abaixo, o vídeo explicativo do novo mCLARI:

publicidade

Em relação à versão anterior, o novo mCLARI teve seu tamanho em 60% e 38% em massa, mantendo 80% de sua energia de atuação quando comparado ao seu predecessor.

publicidade

Ele também é três vezes mais rápido que o modelo anterior, chegando a 60 milímetros por segundo, ou três vezes seu tamanho por segundo. Ainda, similar ao primeiro mCLARI, ele é capaz de se locomover em uma capacidade de formas e correr em múltiplas frequências usando múltiplas marchas, detalha o TechXplorer.

Inspiração em outra miniaturização

O mais recente avanço em robôs em miniatura foi possível graças ao design baseado em origami e técnica de fabricação laminada desenvolvida por Jayaram e seus colegas, algo utilizado no robô HAMR-Jr.

Essa tecnologia permitiu diminuir a escala do mCLARIsem sacrificar sua destreza mecânica, levando tais robôs a tamanhos mais próximos que as aplicações na vida real necessitam. Isso inclui inspecionar e manter ativos valiosos, como motores a jato.

Inicialmente, eu tinha interesse na construção de robôs maiores, mas, quando entrei no laboratório de Jayaram, ele me deixou interessado em construir robôs bioinspirados em escala de inseto.

Heiko Cabutz, estudante de doutorado na Universidade de Colorado Boulder

mCLARI pesa menos de um grama (Imagem: Heiko Kabutz)

Como esses robôs podem mudar de forma, você pode ter, ainda, tamanhos um pouco maiores. Se você tem tamanho um pouco maior, você consegue carregar mais peso. Você pode ter mais sensores. Você terá vida útil maior e será mais estável. Mas, quando você precisa, você pode esmagar e ir em espaços específicos, como portas de acesso de inspeção em motores a jato.

Kaushik Jayaram, professor-assistente no Departamento de Engenharia Mecânica Paul M. Rady

Aplicações

A equipe de pesquisa de Jayaram estuda conceitos da biologia e os aplica no design de sistemas de engenharia da vida real. No laboratório, é possível encontrar robôs modelados partindo de morfologias corporais de diversos artrópodes, incluindo baratas e aranhas.

Estamos muito interessados em entender por que alguns animais são como são e se movem como se movem, e como podemos construir robôs bioinspirados que podem abordar necessidades sociais, como busca e resgate, monitoramento ambiental ou, ainda, serem utilizados durante procedimentos cirúrgicos.

Kaushik Jayaram, professor-assistente no Departamento de Engenharia Mecânica Paul M. Rady

A publicação saiu no servidor de pré-impressão arXiv e tem como coautores Alex Hendrick e Parker McDonnell, ambos estudantes de doutorado em engenharia mecânica.