Alta velocidade: SD anuncia novas classes de cartões de memória

Segundo a SD, os novos cartões de memória possuem maior velocidade, além de permitirem a gravação de até oito fluxos simultâneos
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 06/11/2023 18h24, atualizada em 01/12/2023 10h25
Cartao-SD-1
Imagem: Sergiy Kuzmin/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A SD Association (SDA) anunciou a chegada de novas classes de cartões SD e microSD com velocidade 9.1 e acesso multi-stream. A novidade foi confirmada na última semana. A SDA é uma organização sem fins lucrativos criada em 2000 e composta por cerca de 800 empresas de tecnologia, como AppleCanonMicrosoft e Google, que desenvolvem e promovem os rígidos padrões da indústria para cartões SD.

Leia mais

Cartões de memória mais rápidos

  • A SDA apresentou as seguintes novas classes de velocidade para gravação em tempo real: Speed Class, UHS Speed Class e Video Speed Class.
  • Atualmente, a classe de velocidade de vídeo disponível garante velocidades mínimas de gravação para um único fluxo de dados.
  • Isso muda a partir de agora porque “a classe SD Express Speed define alguns níveis mínimos de desempenho garantidos usando a interface PCIe/NVMe, incluindo gravação multi-stream”, declarou a SDA.
  • O SD Express Speed Class é necessário para tarefas como gravar vídeos de alta resolução e não compactados em tempo real ou lidar com vários fluxos em uma interface de cartão único.
  • As informações são do portal Mundo Conectado.

Gravação de até oito fluxos simultâneos

As classes de velocidade SD Express incluem 150, 300, 450 e 600. O SD Express Speed Class 600 garante uma velocidade mínima de gravação de 600 MB/s quando o cartão e o dispositivo host empregam o barramento PCIe.

Além disso, também permite a gravação de até oito fluxos simultâneos. Vários fluxos de dados podem ser gravados, desde que a velocidade de gravação combinada permaneça dentro da classe de velocidade suportada.

O desempenho consistente é garantido mesmo ao misturar operações de gravação e leitura, além de novos recursos que abordam gerenciamento de energia, gerenciamento térmico e regras de acesso para gravação multistream.

Ao definir padrões mínimos de desempenho sequencial garantido para cartões de memória SD Express, o SDA ajuda tanto os fabricantes de dispositivos quanto os consumidores a garantir a melhor gravação e reprodução de todos os tipos de conteúdo.

Hiroyuki Sakamoto, presidente da SDA

A classe de velocidade define a velocidade mínima de gravação dos cartões de memória. Saber diferenciar esses cartões é especialmente importante ao gravar vídeo, que requer uma velocidade mínima de gravação constante.

Com a atualização da SDA as especificações para os novos padrões PCIe, permitem que o microSD Express atinja velocidades de até 2 GB/s. De acordo com o SDA, “a última geração de microSD Express usa a interface PCIe, oferecendo velocidades de 1.969 megabytes por segundo (MB/s), quase 2 gigabytes por segundo (GB/s) usando a pista PCIe Gen4 x1”.

Outras novidade é que a classe de velocidade de um cartão será indicada de forma mais clara para que os consumidores saibam o que estão comprando.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.