A gigante MediaTek revelou o seu mais novo e poderoso processador móvel, o Dimensity 9300. Desenvolvido com tecnologia de 4 nanômetros, a empresa afirma que o chip topo de linha consome menos energia e traz muitas melhorias se comparado ao irmão mais velho (Dimensity 9200).
A promessa é de desempenho equivalente ou superior ao Snapdragon 8 Gen 3, o novo chip móvel topo de linha da rival Qualcomm, em algumas situações.
Leia mais:
- Nvidia e MediaTek anunciam parceria; veja detalhes
- Intel produzirá chips da empresa MediaTek
- Qual o melhor chip para celular? Veja a comparação
Como é novo chip topo de linha da Mediatek
- O Dimensity 9300 foi desenvolvido pensando em desempenho bruto e possui oito núcleos.
- Como comparativo, o Snapdragon 8 Gen 3, possui um núcleo Cortex-X4, 5 núcleos Cortex-A720 e 2 Cortex-A520 que equilibram desempenho e economia de energia.
- O novo chipset oferece em média 15% mais desempenho que o anterior Dimensity 9200, além de consumir 33% de energia para entregar o mesmo nível de performance.
- A Mediatek também afirma que a pontuação de 2.130.000+ no AnTuTu (um dos aplicativos mais populares para “medir” o desempenho de chips móveis) corresponde a do rival Snapdragon 8 Gen 3.
- O salto no desempenho da GPU foi de 46%, prometendo taxas de quadros mais altas do que o chip concorrente em determinados benchmarks de jogos.
- Também há melhorias em recursos de IA graças ao novo coprocessador APU 790 AI.
Recursos que melhoram fotografia e vídeo computacional, suporte para HDR sempre ativo em 4K 60p, processamento de IA em fotos e vídeos RAW e suporte para o novo formato Ultra HDR no Android 14 também estão presentes.
A alternativa ao chip da Qualcomm deve começar a aparecer em vários aparelhos Android em breve. Dois possíveis candidatos são o Vivo X100 e o X100 Pro, diz o GizmoChina.