O Android conta com um mecanismo de segurança integrado chamado Google Play Protect. A ferramenta recebeu um novo recurso que analisa código de aplicativos em tempo real, impedindo a ação de ameaças no seu celular.

A novidade foi apresentada em outubro e, segundo o Google, pode ajudar a detectar aplicativos maliciosos ou falsos baixados e instalados de fora da loja de aplicativos do Android (Play Store).

publicidade

Leia mais:

O que muda

  • Agora, o Google Play Protect faz uma verificação em tempo real para qualquer novo aplicativo instalado. 
  • Uma análise de código que “extrai sinais importantes do aplicativo” é realizada em busca de ameaças.
  • Como mencionado antes, a nova função será importante especialmente para usuários que costumam fazer o sideload de aplicativos Android, ou seja, a prática de baixar e instalar apps de fora da loja oficial do sistema
  • O recurso inclusive é até popular entre alguns usuários, mesmo que signifique confiar em arquivos que podem ser maliciosos.
Novo recurso bloqueia a instalação de aplicativos maliciosos no Android. Imagem: Google

Uma das principais razões para o Google introduzir o recurso aprimorado de verificação é justamente combater a proliferação de aplicativos que podem facilitar golpes e roubo de dados dos usuários.

publicidade

“Os malfeitores estão encontrando novas maneiras de enganar as pessoas e é por isso que tomamos medidas adicionais”, disse Saikat Mitra, chefe de segurança do Google no anúncio da atualização do Play Protect.

Segundo as informações do TechCrunch, mais de 30 tentativas de instalações de aplicativos maliciosos foram barradas pelo novo recurso no Android 14. O Google Play Protect exibe alertas de que o aplicativo poderia “espionar dados pessoais, como mensagens, fotos e histórico de chamadas”. 

publicidade

Com esta melhoria, estamos adicionando verificação em tempo real em nível de código ao Google Play Protect para combater aplicativos maliciosos, independentemente de o aplicativo ter sido baixado do Google Play ou de outro lugar

Scott Westover, porta-voz do Google

“Esses recursos continuarão a evoluir ao longo do tempo, à medida que o Google Play Protect coleta e analisa novos tipos de ameaças que o ecossistema Android enfrenta”, acrescentou a gigante de buscas.

Vale destacar que a prática do sideload permite a liberdade de instalar qualquer aplicativo Android, mas não sem riscos. Diante de uma avalanche de apps duvidosos, o novo recurso de verificação em tempo real é mais uma linha de defesa importante para os bilhões de usuários do sistema.

publicidade

O Google lançou a atualização do Play Protect primeiro na Índia, com planos de expansão internacional em breve.