Robotáxi: Cruise é acusada de falhas no reconhecimento de crianças na rua

Segundo reportagem do The Intercept, isso aumentaria o risco de acidentes envolvendo crianças; Cruise diz que problema já foi resolvido
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 07/11/2023 12h53
Cruise
(Imagem: Michael Vi / Shutterstock)
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Cruise, subsidiária da General Motors (GM), está com os serviços de veículos autônomos suspensos nos Estados Unidos. A medida foi anunciada após o congelamento das licenças dos robotáxis na Califórnia por riscos à segurança pública. A empresa, no entanto, sabia dos problemas envolvendo as operações, especialmente a falha no reconhecimento de crianças, segundo o The Intercept.

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Falhas no reconhecimento de crianças

De acordo com a publicação, novos relatórios apontaram que os veículos autônomos eram incapazes de reconhecer crianças e tomar precauções extras na operação. Isso aumentaria o risco de acidentes envolvendo os robotáxis.

Em uma simulação, um carro da empresa detectou um boneco do tamanho de uma criança e mesmo assim acabou atingindo ele com o espelho. A Cruise atribuiu os problemas a um software e testes inadequados.

Procurada pela reportagem, a empresa admitiu que seus veículos às vezes perdiam temporariamente o controle de crianças à beira da estrada durante os testes de simulação. Ela acrescentou, no entanto, que a situação já foi corrigida e que não houve nenhum registro de problemas nas vias públicas. Ainda de acordo com a Cruise, as chances de um acidente envolvendo crianças são relativamente baixas.

O relatório também observa que os carros autônomos têm problemas para detectar grandes buracos na estrada, como poços de canteiro de obras com equipes dentro, algo que a própria empresa chamou de “grande risco”. Documentos da própria GM indicavam que, mesmo com sua pequena frota, um veículo provavelmente entraria em buracos do tipo pelo menos uma vez por ano.

Melhorar a capacidade de nosso AV de detectar perigos potenciais ao redor de zonas de construção tem sido uma área de foco e, nos últimos anos, conduzimos extensos testes e simulações supervisionados por humanos, resultando em melhorias contínuas. Isso inclui detecção aprimorada de cones, prevenção total de zonas de construção com escavação ou outras operações complexas e habilitação imediata do suporte/supervisão de Assistência Remota do AV por observadores humanos.

Cruise, em comunicado
Robotáxi da Cruise
Robotáxi da Cruise (Imagem: Iv-olga / Shutterstock)

Longo histórico de ocorrências envolvendo os veículos autônomos

  • A suspensão das licenças dos robotáxis na Califórnia foi tomada após um longo histórico de problemas.
  • Em agosto, um Cruise colidiu com um caminhão de bombeiros, deixando uma pessoa ferida.
  • Após o acidente, a empresa reduziu pela metade o número de veículos na cidade.
  • Uma semana antes desse caso, a Comissão de Serviços Públicos da Califórnia votou para permitir serviços pagos de robotáxi 24 horas por dia, 7 dias por semana em São Francisco.
  • A medida, no entanto, causou divergências.
  • Algumas autoridades municipais e moradores da cidade citam os recorrentes acidentes envolvendo os carros autônomos.
  • Segundo um levantamento dos bombeiros de São Francisco, veículos com a tecnologia interferiram em pelo menos 66 ocorrências desde maio de 2022.
  • A corporação observa que os carros autônomos já invadiram cenas de ocorrências policiais, bloquearam cruzamentos e obstruíram a passagem de veículos de emergência.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.