Mais um caso envolvendo o uso de inteligência artificial (IA) para a criação de nudes de crianças e adolescentes foi registrado no Brasil. Dessa vez, em um colégio particular no bairro das Graças, na zona norte de Recife, envolvendo meninas de 13 e 14 anos. Uma investigação policial está sendo conduzida.

Leia mais:

publicidade

Deep nude

  • Alunas entre 13 e 14 anos do Colégio Marista foram as vítimas do caso de deep nude.
  • A técnica consiste em usar fotos normais, como as compartilhadas em rede sociais, e aplicá-las em um programa de inteligência artificial, que faz uma imagem falsa daquela pessoa nua.
  • Segundo o jornal JC, os pais das meninas e representantes de ensino procuraram as autoridades para prestar queixas após a divulgação das imagens em aplicativos de mensagens. O caso está sendo tratado em sigilo pela Polícia Civil de Pernambuco.
  • Ainda, nos boletins de ocorrências, as vítimas teriam relatado quem seriam os possíveis alunos autores das imagens manipuladas.
  • Os autores das imagens podem responder por simulação de “participação de criança ou adolescente em cena de sexo explícito ou pornográfica por meio de adulteração, montagem ou modificação de fotografia, vídeo ou qualquer outra forma de representação visual”.
imagem mostrando a IA lendo a mente de uma pessoa
(Imagem: Pexels)

O que diz o colégio

O Colégia Marista São Luís, que não divulgou o número exato de vítimas, se pronunciou em uma nota oficial, revelando que orientou, prestou atendimento e acompanhou as famílias das vítimas ao fazer as queixas na Delegacia de Apuração de Atos Infracionais – DEPAI e no Conselho Tutelar.

A escola ainda realizou uma reunião com os pais dos estudantes e reiterou o compromisso com campanhas acerca de bullying, ciberbullying, inteligência artificial e redes sociais.

publicidade

Outros casos de deep nude

Outros casos de deep nude já vieram à tona recentemente. Na semana passada, mais de 20 alunas de um colégio particular do Rio de Janeiro foram vítimas da mesma ação. Elas prestaram depoimento e o caso está em investigação pela polícia.

Ainda, segundo reportado pelo jornal The Washington Post, os casos de “fake nudes” cresceram em 290% desde 2019, com um aumento de 149% no número de vítimas. O Olhar Digital falou sobre o caso aqui.