Cruise anuncia recall de robotáxis após pedestre ser atropelado

Segundo a Cruise, o recall servirá para realizar uma atualização do software para detecção de colisão nos veículos autônomos
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 08/11/2023 14h44
Cruise
(Imagem: Michael Vi / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Cruise, subsidiária da General Motors (GM), está retirando das ruas 950 de seus veículos autônomos após um acidente que resultou no atropelamento de um pedestre. Segundo a empresa, o recall servirá para realizar uma atualização do software para detecção de colisão nos robotáxis.

Leia mais

Recall da Cruise

O acidente em questão aconteceu no dia 2 de outubro, em São Francisco, nos Estados Unidos. De acordo com a Cruise, “um veículo conduzido por humanos atingiu a pedestre enquanto trafegava na pista imediatamente à esquerda de um veículo autônomo”.

Ainda segundo o comunicado divulgado, o impacto teria sido tão grande que lançou a mulher contra o robotáxi. O caso foi investigado pelo Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, que decidiu suspender temporariamente as operações da empresa sob alegação de riscos reais para a segurança pública.

No aviso de recall, a Cruise reconhece que, em determinadas situações, o sistema de direção autônoma interpreta equivocadamente o acidente como uma colisão lateral, ordenando que o veículo encoste na lateral da pista em vez de permanecer parado. Nesses casos, há risco de atropelamento. As informações são da The Verge.

A empresa suspendeu sua frota também nos estados do Arizona, Flórida e Texas enquanto reavalia os protocolos de segurança. Ela também interrompeu a produção dos ônibus Cruise Origin totalmente sem motorista.

Nas últimas semanas, após uma série de acidentes com os veículos autônomos, a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos abriu uma investigação para determinar se a Cruise tem adotado as medidas de segurança adequadas para o oferecimento do serviço. Em dezembro do ano passado, o mesmo órgão anunciou que iria apurar relatos de que os robotáxis “podem se envolver em frenagens bruscas inadequadas ou ficar imobilizados”.

Robotáxi da Cruise
Carro autônomo da Cruise (Imagem: Iv-olga/Shutterstock)

Longo histórico de ocorrências envolvendo os veículos autônomos

  • Algumas autoridades municipais e moradores da cidade de São Francisco citam recorrentes acidentes envolvendo os carros da Cruise.
  • Segundo um levantamento dos bombeiros da cidade, veículos com a tecnologia interferiram em pelo menos 66 ocorrências desde maio de 2022.
  • A corporação observa que os carros autônomos já invadiram cenas de ocorrências policiais, bloquearam cruzamentos e obstruíram a passagem de veículos de emergência.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.