Enfrentando diversas críticas e uma investigação da Administração Nacional de Tráfego e Segurança Rodoviária (NHTSA) dos EUA, a General Motors (GM) decidiu pausar a produção do Cruise Origin, seu elétrico projetado para oferecer serviço de mobilidade sem motoristas (robotáxis). De acordo com a Forbes, a informação teria sido repassada aos funcionários esta semana pelo CEO da Cruise, Kyle Vogt. 

O que você precisa saber: 

  • A notícia vem poucos dias após a Cruise interromper todas as operações de táxi sem motorista nos Estados Unidos; 
  • A decisão da pausa nas operações chegou dois dias após a suspensão das licenças dos robotáxis na Califórnia por riscos à segurança pública — a medida foi impulsionada por um caso de acidente envolvendo um veículo autônomo da Cruise na cidade de São Francisco; 
  • Na prática, isso significa que, além da retirada das licenças e fim das operações, a empresa também pausará a fabricação do seu autônomo — o que faz sentido, visto que ele ou outros EVs utilizados não podem mais, por ora, “rodar” pelas cidades antes autorizadas;
  • O Origin era produzido na fábrica Factory Zero da GM, em Michigan. Não há informações se os trabalhadores serão afetados com a pausa nas produções.

Leia mais! 

Segundo o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, “os veículos da Cruise não são seguros para o funcionamento do público”, além disso, a empresa “deturpou qualquer informação relacionada à segurança da tecnologia autônoma de seus veículos”. Recentemente, uma reportagem do The Intercept reforçou que a empresa sabia dos problemas dos robotáxis atualmente utilizados, especialmente uma falha no reconhecimento de crianças. 

publicidade

De acordo com a Cruise, o último acidente ocorrido em São Francisco é raro, no entanto, equipes da empresa “estão fazendo uma análise para identificar possíveis melhorias na resposta a esse tipo de evento”. Quanto ao reconhecimento de crianças, a divisão afirmou que a situação já foi corrigida e que não houve nenhum registro de problemas nas vias públicas.   

Estamos finalizando a produção de um pequeno número de veículos pré-comerciais e depois disso planejamos interromper temporariamente a produção.

Em termos mais gerais, acreditamos que os veículos autônomos transformarão a forma como as pessoas se deslocam em todo o mundo, e o Origin é uma parte importante da jornada VA — é o primeiro veículo escalável concebido especificamente para viagens autônomas e tornará o transporte mais acessível

Porta-voz da GM ao InsideEVs.

Detalhes sobre o tempo da suspensão das operações não foram divulgados, assim como também não há informações sobre o período de pausa na produção do Origin. 

Cruise Origin
Imagem: GM/Cruise

O que é um Cruise Origin? 

Para quem não sabe, o Cruise Origin é um veículo totalmente elétrico construído especificamente para oferecer serviços de mobilidade sem motorista. Ele foi desenvolvido em conjunto pela Cruise, sua controladora GM e a Honda, e consistia originalmente em apenas uma cabine com grande espaço para passageiros (como a foto acima). Atualmente, a maioria dos atuais veículos Cruise que oferecem passeios de robotáxi, entretanto, são Chevy Bolt EVs.