A Petrobras anunciou que irá investir aproximadamente R$ 220 milhões em projetos socioambientais. A empresa abriu oficialmente as inscrições em evento realizado nesta terça-feira (07) no Rio de Janeiro e que contou com a presença do presidente da companhia, Jean Paul Prates.

Leia mais

publicidade

Projetos socioambientais da Petrobras

Os projetos sociais e ambientais são destinados aos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, na região Sudeste, e ao bioma Pantanal nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Eles fazem parte das comemorações de 70 anos da Petrobras.

O presidente da empresa afirmou que, com o lançamento, a companhia reafirma compromisso com a sociedade em projetos transformadores, que fazem diferença na vida das pessoas. As informações são da Agência Brasil.

publicidade

Somos uma empresa brasileira, com orgulho das nossas raízes, diversa e engajada com o desenvolvimento do país, buscando um futuro mais sustentável e inclusivo para as próximas gerações.

Jean-Paul Prates, presidente da Petrobras

Uma das novidades é a inclusão do bioma Pantanal na seleção. Com isso, a Petrobras volta a investir em iniciativas de conservação em todos os biomas e ampliar a atuação socioambiental além das comunidades onde desenvolve os projetos diretamente.

Além disso, a empresa incluiu um projeto de redução dos impactos do lixo no mar, no litoral do Sudeste, e um projeto social voltado para população em situação de rua, no Rio de Janeiro.

Fachada da Petrobras
(Imagem: Arnaldo Jr/Shutterstock)

Inscrições

  • As inscrições para os projetos não incentivados ficam abertas até 22 de janeiro de 2024, no site da Petrobras.
  • Já para os projetos de incentivo da Lei de Incentivo ao Esporte, o prazo termina em 4 de março.
  • Esses projetos terão três anos de duração e os públicos prioritários a serem atendidos nas propostas são povos indígenas, pescadores artesanais e demais comunidades tradicionais, mulheres, pessoas negras, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIA +.
  • O programa tem ainda três temas transversais: primeira Infância, direitos humanos e Inovação, que podem ser abordados em ações dos projetos de todas as linhas de atuação, visando potencializar os resultados positivos.
  • Outra exigência do edital é que os projetos descrevam as suas contribuições para o alcance de metas estabelecidas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 14 ODS (Vida na Água) e ODS 15 (Vida Terrestre).