A impressão em 3D está cada vez mais popular, sendo usada para criar desde objetos até escolas e casas. A Alemanha vai usar essa tecnologia a seu favor e construir um edifício de apartamentos para servir como habitação social, a preços acessíveis.

Leia mais:

Impressão em 3D

O prédio impresso em 3D em questão ainda não tem nome, mas é um projeto da fabricante de impressoras COBOD. De acordo com a empresa, essa será a primeira habitação social impressa em 3D da Alemanha.

O edifício está sendo construído na cidade de Lünen pela companhia Peri 3D Construction, um serviço de impressão 3D nacional. Apesar da arquitetura simples, o diretor da companhia, Fabian Meyer-Brötz, afirmou que se trata de uma estrutura rápida, eficiente e econômica em recursos.

publicidade

Além disso, ele acredita que este tipo de tecnologia já está pronto para uso generalizado, especialmente em projetos de habitação social.

Estrutura em 3D está sendo impressa no local (Foto: COBOD/Reprodução)

Como será o prédio

  • O edifício terá três andares, cada um com dois apartamentos para aluguel subsidiado pelo governo local.
  • As unidades vão variar entre 61 m² e 81 m², com a área total do espaço chegando a 651 m².
  • Os dois primeiros andares serão totalmente impressos em 3D pela impressora COBOD BOD 2, que vai realizar o trabalho no próprio local e deve demorar 100 horas para completá-lo. Segundo o site New Atlas, a estrutura 3D deve ficar à mostra, sem nenhum tipo de acabamento.
  • Já o terceiro andar será feito com madeira e terá mão de obra humana na construção, inclusive na hora de construir o acabamento e o telhado.
  • Os trabalhadores ainda vão instalar janelas, fiação e encanamento do edifício.