Não é novidade que o setor dos elétricos alavancou de vez: no mundo inteiro, foram mais de 9,4 milhões de unidades eletrificadas (incluindo carros totalmente elétricos e híbridos) de janeiro a setembro deste ano. O número representa 16% do total de vendas de veículos mundialmente. Desse total, a BYD e a Tesla se consolidam como as montadoras que mais vendem e crescem no segmento.
Leia mais:
- Tesla registra queda nas vendas de EVs na China e BYD lidera
- Entrevista: o que falta para o mercado de carros elétricos decolar no Brasil?
- iCloud Drive: o que é e como entrar
Elétricos em 2023
De acordo com dados da EV-Volumes, a participação dos elétricos no mercado automobilístico, apesar de considerável, ainda é alavancada por poucas montadoras. Isso porque cinco empresas foram responsáveis por mais de metade das vendas nos nove primeiros meses do ano.
Na categoria de carros plug-in, que combina modelos totalmente elétricos (BEV, na sigla em inglês) e híbridos plug-in (PHEV), as cinco empresas que mais venderam foram a BYD, Tesla, Grupo Volkswagen, Geely-Volvo e SAIC.
Foram mais de 5,1 milhões de unidades vendidas no período, 54% do total dos eletrificados.

BYD vs. Tesla
- No período, a BYD se consolidou como a maior montadora do setor, com mais de 2 milhões de unidades vendidas. Para melhorar, a participação da empresa no segmento está crescendo mais rapidamente do que as concorrentes, representando 21,9% do setor (contra 17,3% de 2022).
- Já a Tesla ficou em segundo lugar, com cerca de 1,3 milhão de unidades vendidas e uma fatia de 14% do setor (contra 13,3% de 2022).
- No entanto, vale lembrar que a Tesla vende apenas carros totalmente elétricos, sem opções de plug-in, e, nessa área, supera a BYD. Ou seja, mesmo que fique abaixo da concorrente no geral, vendeu mais modelos BEV do que a chinesa.
- Considerando esses modelos 100% elétricos, a BYD cai para segundo, com pouco mais de 1 milhão de vendas e uma participação de 15,9%. Porém, a empresa está crescendo e pode impor um desafio à empresa de Elon Musk no futuro.
- Juntas, considerando a totalidade de vendas, a BYD e a Tesla são responsáveis por 36% das vendas de BEV. No ano passado, as duas tinham uma participação de 30,4%, o que indica que elas devem continuar crescendo.

Outras empresas de elétricos
Depois da BYD e da Tesla, o Grupo Volkswagen registrou mais de 680 mil unidades vendidas, mas a participação caiu de 8% no ano passado para 7,2% esse ano.
A Geely-Volvo, em quarto lugar, vendeu mais de 570 mil unidades e cresceu de 5,7% para 6,1%. No quinto lugar, a SAIC caiu de 7,6% para 5,4%, com pouco mais de 514 mil unidades vendidas.
Outras grandes empresas participam do setor, como a Stellantis, BMW Group, GAC e Hyundai Motor Group. Todas têm participações de vendas menores que 5%.