O sistema de nuvem da Apple é um dos pioneiros no setor, dando mais mobilidade e espaço para os equipamentos da marca. Com o iCloud, por um bom tempo a Apple não precisou focar em muita memória e ainda permite que equipamentos mais antigos de sua linha de produtos tenha uma vida útil prolongada graças a essa extensão de memória online. Mas, durante o seu uso pode ser necessário fazer uma limpeza na nuvem do iCloud, por isso o Olhar Digital trouxe dicas e um passo a passo de como limpar o seu iCloud.

Leia mais:

publicidade

O que é o iCloud?

É certo que muitos já sabem que a Apple desenvolveu o iCloud, mas nem todas as pessoas estão por dentro do universo tecnológico que expandiu a passos largos nos últimos 10 anos. Podemos compreender o iCloud como um sistema de memória online, ou seja, ele permite salvar todo tipo de arquivo, liberando assim a memória física do dispositivo para ser usada em outras atividades.

Além disso, você também pode usar o iCloud em situações onde precisa fazer um backup dos dados do seu equipamento, mantendo assim os arquivos mais seguros e livres de perdas repentinas.

Imagem mostrando os benefícios do iCloud
Os planos de assinatura do iCloud podem variar desde 100 GB até 2TB de memória. (Imagem: Apple/ Lucas Gabriel MH)

Como contratar o iCloud?

Você pode usar o iCloud de duas maneiras: acessando pelo navegador do seu iPad, iMac e iPhone ou indo diretamente em Ajustes/Configurações e clicando em iCloud. Se o serviço estiver desativado, você pode ativá-lo clicando nessa área.

Lembre-se também que, por padrão, o iCloud oferece gratuitamente apenas 5 GB de memória. Se você exceder esse limite, precisará contratar mais espaço de armazenamento diretamente com a Apple, o que pode ser feito dentro do seu próprio dispositivo.

Como limpar o iCloud?

Existem duas formas de limpar a memória do seu iCloud. Por isso, confira dois passo a passos logo abaixo, mostrando cada caso especificamente.

Passo a passo direto no equipamento

  1. Abra o Finder e depois clique em iCloud

    Primeiro você deve abrir, no caso do iMac, o Finder e depois clicar em iCloud;

  2. Com o iCloud aberto, clique sobre o arquivo que deseja apagar

    Depois, clique com o botão do mouse sobre o arquivo que deseja apagar;

  3. Selecione a opção ‘Mover para o lixo’

    Logo abrirá uma caixa de diálogo e você deve descer com o cursor do mouse até a opção ‘Mover para o lixo’. E pronto, você estará abrindo espaço em seu disco virtual.

É interessante ressaltar, que nessa forma de limpeza de disco, você poderá levar mais tempo por estar fazendo manualmente. Porém, pode ser uma via mais segura, pois assim estará analisando de forma mais minuciosa o que deseja ou não eliminar de sua nuvem iCloud.

Passo a passo direto pelo navegador

  1. Primeiramente acesse o endereço de icloud.com em um navegador de sua preferência;
  2. Depois clique em ‘Iniciar sessão’ para poder acessar a sua conta do iCloud pelo navegador;
  3. Logo após, insira seu id e senha da Apple cadastrado no iCloud e clique no ícone de seta para continuar com o processo de login;
  4. Em seguida o sistema pedirá de forma automática a confirmação de dois fatores, onde primeiro deve clicar em permitir e depois digitar o código de seis dígitos que aparecer na tela diretamente em seu sistema e por último clicar em ‘confiar’ para acessar sua conta do iCloud no navegador;
  5. Imediatamente, o iCloud abrirá em seu navegador e você deve clicar em ‘Drive’ e depois no arquivo que deseja apagar e pronto, estará abrindo espaço de disco em seu iCloud.