O universo da tecnologia vive em constante mutação e com o passar do tempo novas ferramentas vão surgindo para trazer uma experiência cada vez mais imersiva para os usuários. Entre essas novidades está o mesh shader, que auxilia na programação de jogos e simuladores para torná-los cada vez mais definidos e realistas. Veja o que o Olhar Digital preparou sobre o assunto, explicando o que é e como funciona a ferramenta mesh shader.

Leia mais:

publicidade

O que é mesh shader?

O mesh shader é um tipo de programa que permite aos desenvolvedores de jogos e aplicativos gráficos terem mais controle em relação ao processo de geração de malhas gráficas. Podemos compreender de forma simplificada que este é um programa que auxilia na obtenção de mais definição e realismo nos visuais criados para jogos e aplicativos de celular, por exemplo. Os mesh shaders são uma extensão do pipeline de renderização gráfica tradicional, sendo geralmente dividido em três estágios: vértice, geometria e fragmento.

Mesh shader aumenta o realismo
Com o uso do mesh shaders aplicado sobre um projeto, a qualidade e realismo podem aumentar em até 90% de acordo com a Nvidia. (Imagem: Nvidia/ Lucas Gabriel MH)

No estágio de vértice, transformamos os dados da malha para a câmera. No momento da geometria, manipulamos a malha para criar novas formas, como triângulos, polígonos ou mesmo superfícies NURBS. Por fim, no estágio de fragmento, processamos cada pixel para determinar sua cor e outros atributos.

Desenvolvido pela Nvídia, o mesh shader traz justamente o realismo que os desenvolvedores vêm buscando nos últimos anos durante suas criações, por exemplo, em softwares para criação de produtos –como o caso do AutoCad – e ferramentas voltadas para a criação de games e aplicativos.

Como os mesh shaders podem ser usados na prática?

Na prática, você pode usar os mesh shaders de várias maneiras. Por exemplo, você pode usá-los para melhorar a eficiência e o desempenho de um jogo ou aplicativo, gerando malhas menores e mais eficientes. Isso pode fazer com que um jogo ou aplicativo rode de maneira mais suave e com menos atrasos.

Além disso, você pode usar os mesh shaders para melhorar a qualidade visual de um jogo ou aplicativo. Você pode aplicar operações de transformação ou deformação nas malhas usando os mesh shaders, o que pode resultar em visuais mais realistas e detalhados.

Como funciona mesh shader
As malhas tendem a ser mais definidas com o mesh shaders. (Imagem: Nvidia/ Lucas Gabriel MH)

Por fim, os mech shaders também podem ser usados para aumentar a flexibilidade de um jogo ou aplicativo. Eles permitem criar malhas em sequência, o que pode permitir a criação de uma variedade maior de formas e estruturas. Em resumo, os mesh shaders são uma ferramenta poderosa que pode ser usada para melhorar tanto o desempenho quanto a qualidade visual de jogos e aplicativos.

Quais efeitos visuais o mesh shaders podem auxiliar na criação?

  • Jogo: Você pode usar shaders para criar personagens realistas, objetos animados e ambientes detalhados.
  • Aplicativo de design gráfico: Você pode usar shaders para criar efeitos visuais complexos, como animações 3D e gráficos animados.
  • Sistema de realidade virtual: O programador, caso queira, pode criar mundos virtuais realistas e envolventes usando shaders.

Assista a um vídeo para entender como mesh shader pode enriquecer efeitos visuais: