A startup britânica Lyte Aviation está pensando grande quando se trata de aeronaves VTOL (decolagem e pouso vertical). A empresa diz que seu primeiro modelo terá nada menos que 44 lugares, velocidade máxima de 300 km/h e alcance de mais de 1.000 km.

  • As imagens renderizadas mostram que o modelo se parece com um pequeno avião comercial, exceto com mais asas a bordo.
  • Cada uma dessas asas curtas ostenta uma hélice interna e uma externa menor, totalizando oito hélices de seis pás. 
  • Para decolagem e pouso vertical, as asas giram e apontam para cima. No ar, o SkyBus inclina as asas para frente até atingir velocidade de cruzeiro.
Oito rotores são montados em asas inclináveis. Imagem: Diviulgação

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Para ter energia suficiente para subir, a Lyte diz que sua primeira aeronave funcionará com motores turboélice existentes que rodam com combustível de aviação regular ou sustentável. Os níveis de potência ficam entre 3.500 e 5.000 cavalos.

Aparentemente, também haverá motores elétricos e células de combustível de hidrogênio nas pontas das asas, talvez para adicionar mais torque e dar as hélices a chance de responder com mais rapidez para equilibrar a grande aeronave em voo pairado.

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A ideia é que o modelo cubra voos regionais, com a vantagem de não precisar de pista de pouso. Poderia também ser uma forma rápida de cobrir rotas como uma espécie de ônibus voador, destaca o New Atlas.

O SkyBus é um VTOL de 44 lugares, capaz de voar de heliporto a heliporto. Imagem: Divulgação

Lançamento e preço

A Lyte diz que o plano é que a aeronave rode apenas com propulsão elétrica de hidrogênio limpo no futuro. A empresa espera ter um protótipo em escala real construído até 2024 e pronto para voar em 2025.

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Cada aeronave vale cerca de 40 milhões de euros, R$ 210 milhões na cotação atual.