Christopher Nolan vibra com o sucesso de Barbenheimer nos cinemas

Barbie e Oppenheimer estão entre as maiores bilheterias do ano. Para Christopher Nolan, o público está indo atrás de novidades
Por Estella Abreu, editado por Bruno Capozzi 11/11/2023 04h00
christopher nolan
Imagem: Denis Makarenko / Shutterstock.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A saída de Christopher Nolan da Warner Bros., após duas décadas de parceria, foi marcada por um clima tenso. A decisão do estúdio de lançar Barbie, sua aposta de verão, na mesma data do novo filme de Nolan com a Universal, foi interpretada por muitos como uma tentativa de prejudicar o projeto do diretor.

Seja qual for a verdade, os filmes não apenas superaram as expectativas, mas também impulsionaram Barbenheimer para níveis de bilheteria além do que qualquer um poderia imaginar.

Leia mais:

O que você precisa saber:

  • Durante a maior parte de sua carreira, Nolan fez filmes para a Warner Bros, mas nunca teve um contrato de produção com o estúdio.
  • Em 2020, durante a pandemia, o chefe da WarnerMedia, Jason Kilar, decidiu lançar filmes na HBO Max, diante da dificuldade dos cinemas em atrair público.
  • Além disso, a plataforma tinha acabado de estrear e a Warner queria fortalecer o streaming.
  • Embora Nolan não tivesse um filme para esse período, ficou indignado com esse precedente.
  • Assim, na hora de tirar Oppenheimer do papel, Nolan optou por ir para a Universal.

Sucesso nas bilheterias

Barbie foi um sucesso nas bilheterias, indo além das expectativas em um mundo pós-pandemia. O filme arrecadou mais de US$ 1 bilhão em todo o mundo, tornando-se o filme de maior bilheteria de 2023 até o momento.

As pessoas tinham esquecido como era antes da COVID. Não faz muito tempo, muitas vezes havia mais de um grande filme estreando em um fim de semana. Isso pode ser estressante para os cineastas, mas é melhor para os cinemas.

Christopher Nolan, em entrevista à Variety.

Oppenheimer, por sua vez, arrecadou mais de US$ 950 milhões em todo o mundo. O filme, que conta a história do criador da bomba atômica, J. Robert Oppenheimer, foi elogiado pela crítica por sua ambição e escala.

“Barbie” e “Oppenheimer” estão no centro das atenções do universo cinematográfico (Imagens: Warner Bros. [à esquerda] e Universal Pictures [à direita])

Um filme biográfico tão extenso sobre esse assunto não deveria funcionar bem. Mas quando você leva em consideração um cineasta como Chris, que é inegavelmente teatral e que tem um grande número de fãs, desde adolescentes até adultos, esse é o diferencial.

Donna Langley, presidente da Universal.

Christopher Nolan afirma que o público procura por novidade

O sucesso de ambos os filmes é um sinal de que o público está procurando por novidades no cinema. Com as três melhores bilheterias do ano até o momento sendo longas originais e sem sequência, o diretor está emocionado com o impacto de Oppenheimer e o desejo do público por novidades. Lembrando que, no top 3 de bilheterias de 2023, também está Super Mario Bros: O Filme.

Fica claro nas bilheterias que o público está procurando por coisas que nunca viu antes. Passamos por um período em que foi maravilhosamente reconfortante para os executivos dos estúdios sentir que suas franquias poderiam durar para sempre e ter um sucesso previsível. Mas você não pode negar o desejo de novidade dos espectadores.

Apesar da questão envolvendo a data de lançamento de Barbie e Oppenheimer, bem como de suas críticas à Warner Bros., o relacionamento de Nolan com o estúdio não está irremediavelmente rompido. “São águas passadas”, diz ele sobre a rivalidade.

Redator(a)

Estella Abreu é estudante de jornalismo no Centro Universitário Braz Cubas e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.