Lançado em 1999, Coragem, o Cão Covarde passou pela infância de muita gente, marcando época e despertando diversas teorias dos fãs. Afinal, os seus episódios são recheados de mistérios, personagens e histórias bizarras.

Por isso, eu te convido a viajar no tempo e viver um pouco desta nostalgia junto com a gente. Selecionamos aqui 9 curiosidades sobre o desenho que aposto que você não sabia, confira!

publicidade

Leia mais

9 curiosidades sobre Coragem, o Cão Covarde

1-Nomes dos personagens inspirado em Friends

Elenco reunido de Friends em foto promocional da série
Com dez temporadas, ‘Friends’ é um dos maiores sucessos da TV norte-americana. Crédito: Warner/Divulgação

A ligação de Coragem, o Cão Covarde com a série Friends é bem curiosa, mas bem singela. Já que o seu criador, John R. Dilworth, resolveu se inspirar nos personagens Chandler e Ross de Friends para criar os nomes dos aposentados tutores do cãozinho rosa.

publicidade

Dessa forma, os personagens ficaram com os seguintes nomes: Chandler Muriel Bing e Ross Estácio Geller. Engraçado, não é mesmo?

2-Coragem, o Cão Covarde abordava temas polêmicos

Temas como machismo e violência doméstica fizeram parte um dos episódios do desenho, levando os assuntos de forma peculiar ao público infanto-juvenil da época.

publicidade

Esse episódio foi “A Máscara”, em que a personagem Kitty aparece no rancho e fala que a amiga Bunny está em um relacionamento abusivo. O interessante é que coube a Coragem, a missão de salvar Bunny, mais uma forma única que o desenho tinha de conquistar o público.

3- O personagem Eustácio Bagge pode ter sido inspirado em um serial killer

Especula-se que o personagem Eustácio Bagge tenha sido inspirado em um serial Killer macabro, Ed Gain. Isso por que este assassino tem muitas semelhanças com Estácio, já que também vivia em um lugar remoto e tinha uma granja em sua casa.

publicidade

Outro fator que só reforça essa teoria, é que o seu criador nunca declarou o contrário, mesmo que também não tenha afirmado.

Além disso, o personagem tem uma relação de maus tratos com Coragem e também de ciúmes, já que ele é bem tratado por sua mulher Muriel.

4-Seu episódio final revela a origem de Coragem

Coragem teria sido adotado por Muriel, ainda quando ela era mais jovem. O animalzinho morava com seus pais que foram usados em alguma experiência maluca por um veterinário do mal.

Neste episódio, além de voltar a sua essência, Coragem descobre seu valor e torna-se um cãozinho mais feliz ao lado de seus donos.

5-O desenho concorreu a um Oscar

Sim! Coragem, o cão covarde quase levou a tão sonhada estatueta. Com grande sucesso, o desenho chegou à Academia com a indicação para Melhor Curta de Animação. Mas perdeu para o curta Wallace e Gromit, um desenho bem conhecido e muito criativo.

Porém, especula-se que Coragem, o cão covarde tenha deixado de levar o Oscar exatamente porque o personagem de Eustácio tenha mesmo sido inspirado no terrível serial killer Ed Gain, como mencionamos anteriormente.

Coragem, o Cão Covarde / Crédito: Cartoon Network

Vale lembrar que na casa desse serial killer foram encontradas cenas de terror, como peles humanas cobrindo os móveis e crânios humanos espalhados como decoração.

6-Lugar Nenhum pode ser a área 51

A área 51 levanta muitas teorias nos Estados Unidos, há quem acredite que neste local aconteçam experimentos e estudos sobre aliens e outros afirmam que seja, na verdade, uma área militar.

Como o rancho onde Coragem e sua família moram e onde a maioria dos episódios se passam fica em Lugar Nenhum (nome do local), e algumas temáticas do desenho narram histórias sobre aliens, alguns fãs acreditam que se trata da área 51.

7- O desenho teve um episódio inspirado em “O Exorcista”

Mais um fato curioso e, ao mesmo tempo, bizarro foi esse episódio em que o desenho fez uma homenagem ao filme “O Exorcista”.

No desenho, Muriel compra um colchão que tem um demônio que encarna nela mesma. E as cenas deixam clara a inspiração no filme de terror.

8- Fãs acreditam que coragem é medroso, pois foi criado diferente de outros cachorros

Os fãs do cãozinho medroso criaram a teoria de que Coragem é medroso assim, porque foi criado isolado em um lugar ermo, com os tutores idosos que não o levam para passear.

Dessa forma, ele criou sua própria realidade, em que imagina as visitas que vão até o rancho são monstros e que ele precisa defender os seus donos destes visitantes.

9- Série de sucesso e duradoura

Transmitido pelo Cartoon Network, Coragem, o cão covarde, teve ao todo transmitido pelo Cartoon Network e durou de 1999 até 2002. E desde seu início foi um verdadeiro sucesso com o episódio “A viagem do Frango Espacial”.