A franquia Scooby-Doo surgiu em 1969 e, desde então, já produziu séries animadas, filmes, jogos e diversas outras mídias. Nesses mais de 50 anos de história, a série protagonizada por Scooby-Doo, Salsicha, Fred, Velma e Daphne acumula muitas curiosidades que podem passar despercebidas pelo público.

Para deixar você atualizado sobre a franquia Scooby-Doo, o Olhar Digital reuniu 15 curiosidades sobre os personagens da Mistério S.A., incluindo a origem do nome da série, fatos desconhecidos sobre os detetives, e até informações sobre os dubladores brasileiros do famoso cachorro falante.

publicidade

Leia também:

A origem do nome do Scooby-Doo

O nome completo de Scooby-Doo é Scoobert-Doo. Entretanto, o apelido do dogue alemão surgiu primeiro, quando o executivo da CBS Fred Silverman escutou a música Strangers In The Night, de Frank Sinatra, tocando no rádio. Na canção, Sinatra cantarola algo que parecia “Scooby-doo-be-doo”, e de lá surgiu Scooby-Doo.

publicidade

A Mistério S.A. seria uma banda

A formação atual da Mistério S.A. foi pensada como uma banda chamada “The Mysteries Five”. Além de músicos, os personagens também seriam detetives capazes de resolver mistérios. A banda seria formada por Kelly, atual Daphne; Linda, atual Velma; W.W., atual Salsicha; Geoff e Mike, que juntos são o atual Fred; e Too Much, atual Scooby-Doo. Vale mencionar que Too Much seria um cachorro que tocava bateria.

Imagem: Divulgação

O vocabulário de Scooby-Doo é limitado

Apesar de ser um cão falante, Scooby-Doo só consegue dizer uma quantidade limitada de frases. A Mistério S.A. inicialmente estranhou a habilidade curiosa do Dogue Alemão, mas decidiram que não era grande coisa. Scooby-Doo ainda tem uma espécie de problema de fala chamado rotacismo, que o faz utilizar demais a letra “R”.

publicidade

Scooby-Doo é trigêmeo

Scooby-Doo tem mais dois irmãos, sendo que os três são trigêmeos. Além de Scooby-Doo, existem Skippy-Doo e Dooby-Doo. Eles aparecem na série “O Pequeno Scooby-Doo”, que estreou nos EUA em 1988 e durou até 1991.

A franquia já entrou Guinness

Após exibir seu episódio de número 350, intitulado Halloween do Scooby-Doo, a série se tornou o programa animado de comédia mais duradouro de todos os tempos. Hoje, esse recorde pertence a The Simpsons, com mais de 600 episódios exibidos desde a estreia do show.

publicidade
Imagem: Divulgação

As cenas em que Velma perde os óculos

A icônica cena em que Velma perde os óculos em meio a uma perseguição já virou um clássico em todas as adaptações de Scooby-Doo. Os criadores da série decidiram colocar essa cena no desenho, após a atriz que faz a voz original de Velma, Nicole Jaffe, derrubar os óculos enquanto gravava as falas da personagem.

O nome original da franquia

“Scooby Doo, Cadê Você?” foi a primeira série animada da franquia, porém o nome do programa poderia ter sido “Mysteries Five” (algo como “Os Cinco Misteriosos, em tradução para português) ou “Who’s Scared?” (”Quem Está Assustado”, em português. Os executivos da CBS acharam que a primeira opção soava muito boba, e a segunda era assustadora demais para crianças.

A raça de Scooby-Doo

Originalmente, Scooby-Doo foi desenhado como um Dogue Alemão, mas o cachorro falante quase foi um Cão Pastor. Na época, os produtores do desenho acharam que se Scooby-Doo fosse um Cão Pastor, ele seria muito parecido com o cachorro Red, que aparece no show “A Turma do Archie” — exibido na CBS de 1968 a 1969.

A origem da Máquina do Mistério

A icônica van utilizada pela Mistério S.A. foi encontrada por Salsicha, mas quem a dirige é Fred. O carro pertencia ao tecladista da banda “The Mystery Kids”, que abandonou o veículo após o fim da formação. Após ser customizada pela Mistério S.A. a van serve como principal forma de locomoção do grupo desde o início da franquia.

Imagem: Divulgação

Os dubladores brasileiros de Scooby-Doo

Desde a estreia da primeira animação até 2017, o dublador brasileiro oficial de Scooby-Doo foi o ator Orlando Drummond, conhecido por também interpretar Seu Peru, na Escolinha do Professor Raimundo. Em 2021, ano de falecimento de Drummond, o ator Guilherme Briggs herdou o papel do Dogue Alemão. Porém, nomes como Reginaldo Primo, Cassius Romero e Alexandre Drummond também já emprestaram a voz para o personagem.

As adaptações de Scooby-Doo

Atualmente, a franquia Scooby-Doo tem 14 séries animadas, incluindo a original “Scooby Doo, Cadê Você?”, “O Pequeno Scooby-Doo”, “O Que Há de Novo, Scooby-Doo?” e a mais recente “Velma”, exibida na HBO Max em 2023.

A sexualidade de Velma

De acordo com um dos produtores da franquia Scooby-Doo Tony Cervone, Velma é lésbica. A sexualidade da personagem também é explorada em “Velma”, exibida na HBO Max em 2023, quando a detetive protagoniza um beijo com outra personagem mulher em um dos episódios. Além disso, no primeiro live-action de Scooby-Doo, o roteirista James Gunn chegou a escrever e gravar uma cena em que Velma beijava Daphne, mas o trecho não chegou à versão final do filme.

google velma
Imagem: HBO Max

As idades dos membros da Mistério S.A.

Segundo informações oficiais da série original “Scooby Doo, Cadê Você?”, Scooby-Doo tem sete anos. Já os membros da Mistério S.A. são adolescentes, sendo que Fred e Salsicha têm 17 anos, Daphne tem 16 e Velma tem 15.

O ator do Salsicha abandonou o papel

O ator original que dá voz a Salsicha, Casey Kasem, é vegetariano e sempre criticou o fato de seu personagem ser um glutão que adora carne. Quando o Burger King quis fazer um comercial com a turma de Scooby-Doo, o ator decidiu abandonar o personagem, pois não queria ver Salsicha falando sobre os benefícios de comer hambúrgueres. Kasem voltou ao papel após a exibição do primeiro live-action de Scooby-Doo, pois Salsicha havia se convertido ao veganismo.

Scooby-Loo é sobrinho de Scooby-Doo

Introduzido na franquia nos anos 70, Scooby-Loo é um filhote de Dogue Alemão e sobrinho de Scooby-Doo. O personagem, porém, não foi bem aceito pela audiência por ser considerado um mau exemplo para crianças. Desde o início, Scooby-Loo era rebelde, independente e inconsequente.

Imagem principal: Divulgação.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!