Lago no Havaí fica rosa e acende alerta; entenda

Segundo pesquisadores, a mudança na coloração do lago é resultado de um estresse ambiental e há riscos para os animais e os seres humanos
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 14/11/2023 18h55, atualizada em 01/12/2023 10h28
Lago-rosa-1.png
Imagem: reprodução/@Traviskeahi_photo/Instagram
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um lago no Havaí simplesmente mudou de cor. As autoridades do estado norte-americano já estão investigando o caso, mas há indícios de que a culpa seja da seca. Para pesquisadores, o fenômeno é resultado de um estresse ambiental.

Leia mais

Lago mudou de cor no dia 30 de outubro

  • De água salgada, o Lago Kealia fica na ilha de Maui e mudou de cor no dia 30 de outubro, tornando-se completamente rosa;
  • O motivo seria o excesso de sal presente na água, que está o dobro da salinidade encontrada no mar;
  • Testes preliminares apontaram a proliferação de halobactérias, organismos unicelulares que prosperam em corpos d’água com altos níveis de sal, deixando o lago cor-de-rosa brilhante;
  • A razão para o aumento dessas bactérias, no entanto, ainda é investigada.
Lago Kealia, no Havaí. Crédito: Reprodução/@Traviskeahi_photo/Instagram

Riscos aos animais e aos seres humanos

Segundo a equipe do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, a análise da água mostrou que a salinidade está superior a 70 partes por mil. O resultado é o dobro da salinidade da água do mar.

A tonalidade rosa brilhante é preocupante para o ecossistema. Os níveis de sal na água são muito altos para a maioria dos peixes sobreviverem ou outros animais beberem.

O governo norte-americano emitiu um alerta pedindo que as pessoas não se aproximem da água, não consumam nem comam peixes retirados do local.

O Serviço de Pesca dos Estados Unidos informou que estão sendo coletadas amostras da água para descobrirem a cepa da halobactéria que está atuando no local. Não há uma previsão para a adoção de alguma medida que possa reverter o cenário no Lago Kealia.

Com informações do G1.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.