Se você visitar Roma, provavelmente irá ver ruínas do que outrora a cidade foi. Mas agora um arqueólogo criou uma reconstrução digital 3D de como era a capital romana em seu auge. O modelo digital permite que os espectadores sobrevoem templos, bordéis e casas de banho do século 4 d.C., tudo isso virtualmente.

O modelo, chamado Rome Reborn: Flight over Ancient Rome, foi apresentado pela Flyover Zone, uma empresa de tecnologia educacional, e idealizado pelo arqueólogo digital da Escola Luddy de Informática, Computação e Engenharia da Universidade de Indiana, Bernard Frischer. A ideia surgiu há algumas décadas, em 1974, enquanto o pesquisador visitava o Museu da Civilização Romana, e viu um modelo físico da Roma Antiga.

publicidade

Na época Frischer era bolsista do Prêmio Roma de Clássicos na Academia Americana em Roma, e após ver o modelo físico pensou que poderia fazer uma versão melhorada e computadorizada. O trabalho levou várias décadas para ser concluído e contou com o apoio de uma série de matérias e profissionais.

  • Frischer trabalhou com arqueólogos e historiadores para garantir que a réplica fosse precisa;
  • Também foram utilizados uma série de registos históricos de como era a Capital do Império Romano no início do século 4;
  • Engenheiros também participaram do projeto para digitalizar o modelo físico do museu e usar como base para criar a cidade digital.

De acordo com o arqueólogo digital, o demorado processo de reconstrução foi tedioso, mas valeu o esforço no final. No modelo é possível visitar monumentos históricos como o Coliseu, o Panteão e o Fórum Romano.

publicidade

Olhei plantas antigas e fotografias de ruínas e juntei tudo. Eu queria ter uma visualização para as pessoas saberem como seria a cidade instantaneamente. Em duas horas de exploração, as pessoas hoje saberão mais do que um estudante de doutorado saberia na década de 1970.

Bernard Frischer, em resposta ao WordsSideKick.com

Leia mais;

Outras versões da Roma Antiga

No meio está o autódromo Circus Maximus e o Coliseu à direita
 No meio está o autódromo Circus Maximus e o Coliseu à direita (Crédito: 2023 Flyover Zone, Inc. Todos os direitos reservados.)

Essa não é a primeira versão lançada do Rome Reborn, o primeiro modelo digital da cidade foi lançado em 2007 e contou com outras duas versões, uma em 2008 e outra em 2018. Agora Frischer e sua equipe adicionaram construções que não estavam no modelo anterior, como as Termas de Caracalla, os templos do Monte Capitolino, o Estádio de Domiciano (atual Piazza Navona) e os teatros de Balbo, Marcelo e Pompeu, o Grande.

publicidade

O arqueólogo espera que visitar a Roma Antiga desperte virtualmente o interesse das pessoas não só pela antiguidade em geral como pela cidade.

O Rome Reborn: Flight over Ancient Rome versão 4.0 foi lançado no último dia 8 de novembro e está disponível para download no Yorescape.com. Para visitar Roma Antiga virtualmente é necessário realizar uma assinatura anual de US$ 49,99, mas para o lançamento foi disponibilizado um teste gratuito de uma semana.