A forte onda de calor continua atuando nesta terça-feira em quase todo o Brasil, afetando mais de 1.400 cidades, segundo o Inmet (o Instituto Nacional de Meteorologia). 

Além do calorão, esta semana deve ficar marcada por mais eventos extremos no país. Pelo menos é o que sugere a projeção mais recente da MetSul.

publicidade
  • As altas temperaturas virão acompanhadas de temporais nos próximos dias, gerando preocupação e transtornos para a população.
  • Alguns locais serão atingidos pela chuva já a partir desta terça-feira, 14 de novembro.
  • Tempestades isoladas no Sudeste e Centro-Oeste devem ocorrer especialmente nos finais de tarde. O risco é de chuva intensa e vendavais.

A interrupção no fornecimento de energia nas duas regiões também pode ocorrer por conta do forte calor: “Não são apagões de grande escala, mas cortes localizados por problemas na rede de distribuição em razão das altas temperaturas”, informa a MetSul.

Leia mais:

publicidade

Região Sul em alerta

O estado que deve ser mais afetado pela chuva é mais uma vez o Rio Grande do Sul, que já passou por situações parecidas em 2023.

A instabilidade continua durante toda a semana no norte do estado. Porto Alegre também se prepara para enfrentar um grande volume de chuva.

publicidade

Para os próximos cinco dias, deve chover o dobro da média para todo o mês de novembro na capital gaúcha. Outros pontos da região Sul, por sua vez, devem registrar mais de 300 milímetros de chuva.

Vento e possibilidade de granizo também não estão descartados, além do risco de inundações, cheias de rios e queda de barreiras.

publicidade

Onda de calor: Inmet amplia alerta de perigo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou para 13 estados e Distrito Federal os alertas de perigo devido à nova onda de calor extremo.

  • O Inmet ampliou o alerta de perigo para Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins; 
  • O órgão elevou o nível para grande perigo no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia e São Paulo; 
  • Segundo a previsão, os termômetros nestes locais podem ficar ao menos 5 °C acima da média histórica para o mês de novembro; 

Saiba mais no nosso artigo completo.