Um marcador é uma substância que está relacionada a uma determinada doença e pode denunciar sua presença no corpo humano. Ele é utilizado por médicos para identificar, diagnosticar e monitorar condições como o câncer.

A equipe de pesquisa da Escola de Medicina da Universidade de Nagoya divulgou recentemente que encontrou um marcador extremamente preciso para câncer gástrico. A descoberta ajudará a diagnosticar a doença ainda em estágio iniciais.

publicidade

SDF-4: o que é e como foi identificada?

A proteína SDF-4 é umas das secretadas por células cancerígenas investigadas pelos cientistas. Ela foi a que apresentou potencial de marcador — ou seja, de indicar a presença do câncer.

Os níveis dessa proteína foram encontrados em concentração mais elevada nas amostras de sangue de pacientes com algum tipo de câncer gastrointestinal, na comparação com pessoas sem a doença. Sua identificação via exame de sangue é algo animador, já que poderá apontar a condição mais rapidamente do que outros métodos.

publicidade

As amostras eram de pacientes com câncer gástrico, esofágico, colorretal, pancreático, de mama e de fígado. Detalhes da pesquisa foram divulgados no Scientific Reports.

Leia mais:

publicidade
Imagem: Scientific Reports

Precisão do novo marcador

  • Atualmente para identificar câncer gástrico os médicos usam o CEA e CA19-9, que têm 13% e 17% de precisão em pacientes doentes respectivamente.
  • O SDF-4 é capaz de indicar a presença do câncer em pessoas doentes com precisão de 89% a 99%.
  • Mesmo em pacientes no estágio 1 da doença, a proteína foi encontrada em alta concertação. Isso mostra que o câncer pode ser identificado antes de os sintomas aparecerem.

Em entrevista para o Medical Express, um dos autores do artigo cientifico, o Dr. Takahiro Shinozuka explicou as vantagens do marcador SDF-4:

Existem duas maneiras pelas quais o SDF4 supera os marcadores tumorais convencionais como marcador de diagnóstico. A primeira é que ele pode diagnosticar pacientes com câncer em estágio inicial e a segunda é que é útil como marcador de diagnóstico para vários tipos de câncer.

Dr. Takahiro Shinozuka

Próximos passos da pesquisa

Segundo o cientista Shinozuka, a equipe de pesquisa está colaborando com uma empresa no desenvolvimento de dispositivos de medição destinados ao rastreamento do câncer. Caso essas iniciativas obtenham sucesso, há a expectativa de que o SDF4 seja implementado no efetivo rastreamento do câncer, contribuindo para a detecção precoce da doença.