O backup ilimitado do WhatsApp está chegando ao fim nos celulares Android. Uma versão de teste do aplicativo mostra um alerta de que os dados salvos pelo usuário vão ocupar espaço no Google Drive, o serviço de armazenamento na nuvem do Google.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • Quem notou a mudança foi o pessoal do WABetaInfo, uma página que revela quais são as últimas novidades do WhatsApp.
  • Um aviso que aparece na tela notifica o usuário de que o backup de mensagens vai ocupar espaço no Google Drive (atualmente o Google oferece 15 GB gratuitamente).
  • A mudança apareceu na versão 2.23.24.21 do WhatsApp Business Beta.
“Os backups começarão a ocupar seu armazenamento de conta Google nos próximos meses”, diz o alerta que aparece na tela de backup de conversas. Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Vale destacar que desde janeiro do ano passado circulam rumores na web sobre o fim do backup ilimitado, algo que já acontece no iCloud para usuários de iPhone. No iOS, o armazenamento de backups sempre foi limitado ao espaço disponível no iCloud. Diferente do Google, a Apple oferece 5 GB gratuitamente.

A boa notícia é que o aplicativo da Meta conseguiu reduzir o tamanho dos arquivos, ou seja, em tese os 15 GB gratuitos oferecidos pelo Google devem ser suficientes para a maioria dos usuários. Ainda assim, vale lembrar que o Drive também armazena outros dados, como fotos e e-mails do Gmail.

publicidade

Uma alternativa para conseguir mais espaço é assinar o Google One, que oferece 100 GB no Drive por R$ 6,99 mensais.

Embora a alteração aparece apenas na versão Beta, é quase certo que a mudança chegue para todos os usuários do WhatsApp em breve. Por ora, ainda não há uma data estipulada pelo serviço.