Se você viu um farol com uma borda amarela nas ruas de São Paulo, não estranhe: trata-se de uma nova tecnologia de “semáforo inteligente“. Já são mais de 150 unidades espalhadas pela capital paulista e eles são usados para controlar o trânsito de forma a torná-lo mais eficiente, reduzindo tempos de espera de acordo com o trânsito e garantir a fluidez.

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Semáforo inteligente

  • Segundo o gerente de iluminação pública da SP Regula (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo), Maurici Nastaria, em entrevista ao Uol, os semáforos ajudam na redução do trânsito, diminuindo o tempo de espera de acordo com o fluxo de carros e agilizando o conserto de eventuais falhas no sistema.
  • Isso acontece por meio de um sistema em tempo real, que transforma imagens captadas pelas câmeras das unidades em dados. As câmeras são integradas em um sistema com todos os faróis.
  • Esses dados, por sua vez, são usados por algoritmos para controlar o tempo de abertura e fechamento de acordo com o trânsito em um determinado local.
  • Os tempos são programados previamente pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e são ajustados conforme os dados alimentam o algoritmo. Ainda, operadores do sistema podem ajudar esse tempo remotamente.
Semáforo vermelho antes do edifício da Apple no distrito de Ginza, em Tóquio, Japão
Novos semáforos substituirão tecnologia convencional de sensores no chão (Foto: zomby/Shutterstock)

Como funciona

O farol tradicional usa “laços” para funcionar, sensores instalados no asfalto que captam o movimento. Já os semáforos inteligente usam “laços virtuais”, câmeras que captam o mesmo movimento, mas que permitem que a operação não seja afetada caso haja uma obra no local, recapeamento ou uma remoção do laço convencional.

Outros pontos positivos da integração das câmeras entre si é que elas podem controlar o movimento de uma avenida e seus arredores e ajudar na detecção de falhas no sistema — desde um item quebrado até um apagão. Isso facilita a manutenção de forma rápida, sem parar o trânsito.

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Onde ficam os semáforos inteligentes

Os semáforos amarelos já deram as caras na capital desde o começo do segundo semestre. Já são 152 deles em operação na cidade, distribuídos nas regiões das avenidas Doutor Arnaldo, Cardeal Arcoverde, Juscelino Kubitschek, Faria Lima, Armando Sales, Pompeia, Vila Olímpia e Gabriel Monteiro.

Segundo a SP Regula, outros 270 devem estar presentes em cruzamentos até o final do ano. Ainda, 2.586 unidades presentes nos cruzamentos do Minianel Viário (a zona de rodízio) serão trocados por semáforos inteligentes dentro de três anos.