A Microsoft resolveu criar um aplicativo chamado Windows compatível com iOS, iPads, Macs e até com navegadores da web. Em resumo, a novidade anunciada nesta quinta-feira (16) “transmite” uma cópia do sistema operacional que roda na nuvem para outros dispositivos além do PC.
Leia mais:
- Microsoft anuncia chip e CPU focados em IA
- OpenAI quer construir “super IA” com apoio da Microsoft
- Microsoft proíbe uso do ChatGPT e se arrepende; entenda
O aplicativo Windows
- O app conta com vários recursos, como suporte para mais monitores e uso de acessórios como webcams, armazenamento externo (pendrive, SSD) e impressoras, mas ainda não substitui a versão completa.
- Também estão disponíveis serviços essenciais, como Word, Excel, o navegador Edge o Microsoft Teams, entre outros, além da possibilidade de acessar remotamente outras máquinas cadastradas na mesma conta Microsoft pela nuvem.
- A principal limitação, no entanto, é a falta de suporte ao Android. Ainda não foi revelado se ou quando aplicativo será disponibilizado na plataforma do Google.
- Por ora, apenas contas empresarias da Microsoft podem usar o aplicativo do Windows, embora há sinais de que a empresa pode liberar o app também para consumidores (Via: TheVerge).

O próprio login no aplicativo sugere isso. A mensagem diz que basta uma conta pessoal da Microsoft para prosseguir, mas, por enquanto, a funcionalidade está bloqueada.

No fim, a chegada de “aplicativo Windows” vai de encontro aos planos da Microsoft de um dia levar o sistema operacional totalmente para a nuvem — algo que já mostramos aqui no Olhar Digital.
O Windows app ainda não está disponível para download. A data de lançamentos também não foi confirmada pela Microsoft. Vale notar que a gigante do software já oferece uma proposta similar no mundo corporativo: o Windows 365. O app parece uma alternativa para que mais usuários usem o sistema que roda na nuvem em outros dispositivos.