A Candela deu mais um passo para eletrificar as embarcações com a P-12. Apresentado como a balsa mais rápida do mundo, o modelo já está em produção e promete tornar o transporte de passageiros mais verde e silencioso.

A Candela P-12

  • O P-12 é uma balsa elétrica projetada para acomodar até 30 pessoas.
  • Seu objetivo é funcionar como complemento para balsas movidas a diesel, que consomem muito combustível e poluem mais.
  • Para ter uma ideia, estas embarcações contribuem com cerca de 3 a 4% das emissões globais de CO2, segundo dados da União Europeia. 
  • Outra vantagem é a possibilidade de viajar a 55 km/h (30 nós) por 100 km sem recarregar, o suficiente para atender rotas curtas com rapidez em algumas cidades, destaca a empresa.
O P-12 substitui balsas menores Não podendo acomodar itens como carros. Imagem: Divulgação

A Candela levou a P-12 e seus 12 metros de comprimento para o primeiro teste prático em Estocolmo, na Suécia. Confira como a embarcação se saiu no vídeo abaixo:

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Embarcação com “asa”

A balsa da Candela faz parte de uma nova série de embarcações equipadas com hidrofólio, ou seja, asas submersas que produzem sustentação e fazem com que o barco flutue acima da superfície da água.

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Após uma certa velocidade, o hidrofólio é acionado sozinho e inicia a “decolagem” da balsa, reduzindo a resistência à água e aumentando a eficiência enquanto o casco sai totalmente da água. 

O resultado é uma experiência muito mais estável para os passeiros se comparado a um barco comum.

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O conceito permite ajustar o ângulo de ataque, respondendo em tempo real em águas turbulentas, por exemplo. Imagem: Divulgação

Preço

A versão de produção com 30 assentos do P-12 custa US$ 1,7 milhão, cerca de R$ 8,3 bilhões na cotação atual.

Não é exatamente barato, mas a empresa afirma que o custo para manter a balsa equivale a 10% do valor de um modelo do mesmo porte a combustão, sem contar com menos gastos com manutenção.