Assim como as empresas automotivas, o setor marítimo também está se esforçando para investir em versões elétricas de suas navegações. A Candela, fabricante sueca de barcos elétricos, se juntou às empresas Northvolt e Plug na construção do protótipo C-8 Polestar Powered, um e-boat capaz de atingir 777 km em 24 horas.

“Esta façanha mostra que o transporte aquático rápido e elétrico em longas distâncias é viável hoje, e não em um futuro distante”, disse Gustav Hasselskog, fundador e CEO da Candela. 

publicidade

C-8 Polestar Powered

  • Segundo o New Atlas, o e-boat navega em velocidade de cruzeiro, mas com a tecnologia de hidrofólio — que navega acima da água;
  • Essa função proporciona uma viagem mais suave e com maior eficiência energética;
  • Com a bateria da Northvolt e carregamento da Plug for the Distance Challenge, o C-8 da Candela foi testado em um percurso de 37 km entre Frihamnen e a ilha de Tynningö, no arquipélago de Estocolmo;
  • Em um período de 24 horas, o C-8 viajou em uma velocidade limite de 50 km/h, embora a média tenha sido de 31 km/h — considerando as pausas para carregamento.

Leia mais:

No total, o e-boat parou 17 vezes no carregador Plug DC instalado no cais fora do escritório de Candela, que estava conectado ao sistema de bateria modular Voltpack da Northvolt. Cada recarga de 18 minutos, com uma média de 118 kW, levou a bateria de cerca de 13% de capacidade para 66%.

publicidade

“Em vez de fazer investimentos pesados ​​na modernização da rede local, as ilhas podem implementar sistemas de baterias como o Voltpack para garantir que haja energia suficiente disponível para carregamento rápido, o que poderia ser uma solução mais rápida e económica”, afirma a Candela.

Imagem: Reprodução

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!