Se você é daquelas pessoas que gosta da própria companhia ao dirigir, a startup japonesa KG Motors tem uma solução prática e acessível para você: um veículo elétrico de um único assento. A novidade surgiu em meio a uma onda de modelos que se adaptam à mobilidade urbana, pensando na praticidade de uso durante a semana. Ou seja, você com certeza não terá problemas para estacionar esse carro.

Leia mais:

Vídeo relacionado

Carro elétrico de um único lugar

  • O modelo não chegou a ser batizado e é descrito no site como um “minimum mobility concept” (em tradução livre, “conceito de mobilidade mínima”).
  • Ele foi pensado para uso urbano, uma vez que a startup consultou pesquisas governamentais sobre o uso de carros no Japão e descobriu que cerca de 70% dos proprietários de automóveis no país afirmaram dirigir sozinhos durante a semana.
  • Nos finais de semana, a porcentagem caía para próximo de 50%.
  • Ainda assim, a KG Motors viu no modelo uma solução para pessoas que dirigem sozinhas ou para famílias que precisam de um segundo carro, usando um automóvel maior para passear com mais pessoas e o menor para uso próprio, como para ir ao trabalho.
  • Além disso, a empresa pensou na mobilidade urbana, planejando um carro que seja fácil de rodar na cidade.

Especificações

O modelo pode não ser impressionante nas especificações, mas dá conta do recado. Ele possui apenas um acento no centro do carro e ar condicionado, mas os vidros são operados manualmente.

O motor de 5.000 W tem 7 cavalos de potência e chega a apenas 60 km/h. No entanto, ele tem um alcance significativo de 100 km em uma única carga, sendo mais do que suficiente para o proprietário ir e voltar do trabalho.

publicidade

A recarga dura cerca de 5 horas.

(Foto: KG Motors/Divulgação)

Preço

Talvez o que mais chama a atenção em modelos como esse seja o preço. O carro de um único lugar tem como meta custar 1 milhão de ienes, cerca de R$ 32.300 reais em conversão direta.

publicidade

O preço baixo vem principalmente pela capacidade da empresa de criar um design eficiente, com componentes simétricos que reduzem o número de moldes e variações.

Novos testes para aprimorar o visual e o design do carro elétrico serão realizados a partir de 2025. Então, se você tiver interesse em ter um modelo desse, pode começar a juntar dinheiro.