A ciência busca há anos uma forma de impedir o envelhecimento. Dezenas de moléculas e compostos diferentes estão em fase de testes, mas uma em especial anima os pesquisadores. Segundo cientistas do Instituto Buck de Pesquisa sobre o Envelhecimento, um composto natural estendeu a vida útil dos nematoides Caenorhabditis elegans e melhorou a função celular nas células musculares durante experimentos realizados em camundongos.

Leia mais

publicidade

Composto natural tem muitos benefícios

  • Apelidado de MIC (Micophagy-Inducing Compound) é uma cumarina natural e tem propriedades anticoagulantes, antibacterianas, antifúngicas, antivirais, anticancerígenas e anti-hiperglicêmicas.
  • Também é um antioxidante e tem benefícios neuroprotetores.
  • A cumarina pode ser encontrada em plantas, mas a maior concentração dela ocorre em certos tipos de canela.
  • O estudo foi publicada na revista Nature Aging.
  • As informações são da New Atlas.
Composto natural estendeu a vida útil dos nematoides Caenorhabditis elegans e melhorou a função celular nas células musculares de camundongos (Imagem: CalypsoArt/Shutterstock)

Retardando o envelhecimento celular

Os cientistas descobriram que o MIC aumentou a atividade do fator de transcrição EB (TFEB), que desempenha um papel crucial no direcionamento da autofagia celular e das funções lisossômicas. Em resumo, ele mantém o sistema de reciclagem intracelular do corpo, que é realizado por organelas lisossomos. Esse processo, como muitos outros, vai se desgastando com o passar dos anos.

Em vez de levar o MIC imediatamente para um modelo de camundongo, queríamos entender seu impacto no envelhecimento geral e identificar seu mecanismo de ação, então levamos o trabalho para o verme, onde descobrimos que o MIC está em uma classe diferente de moléculas que aumentam a expressão de uma proteína-chave, TFEB.

Julie Andersen, autora sênior do estudo

Em Caenorhabditis elegans, que são frequentemente usados em testes de terapias antienvelhecimento, o MIC “aumentou robustamente o tempo de vida” e também bloqueou a disfunção mitocondrial nas células musculares de mamíferos dos camundongos.

publicidade

Como potências das células, o bom funcionamento das mitocôndrias é, naturalmente, essencial para uma boa saúde e longevidade. A função mitocondrial defeituosa – ou seja, um tipo específico de autofagia conhecido como mitofagia – é um grande contribuinte para o desenvolvimento de condições relacionadas à idade, como Parkinson, doença de Alzheimer, muitas doenças cardiovasculares e as doenças metabólicas da obesidade e diabetes tipo 2.

Também se caracteriza fortemente na sarcopenia, a perda de massa muscular e força que contribui para todas as complicações que vêm com a fragilidade relacionada à idade.

publicidade

Os cientistas estão confiantes de que o MIC pode ser a primeira nova molécula semelhante a uma droga para manter a saúde mitocondrial por meio de mitofagia eficiente, configurando-a como uma terapia potencial para retardar o processo de envelhecimento.

Os pesquisadores ainda descobriram que o MIC bloqueou a ativação do receptor hormonal DAF-12, o que deu início à mitofagia eficaz e, finalmente, estendeu a vida útil dos animais. O receptor de hormônio nuclear equivalente em humanos é FXR, e mudanças no microbioma relacionado à idade no intestino podem perturbar sua função, por sua vez levando à deterioração mitocondrial em neurônios especialmente, porque eles têm um número maior de células de potência.

publicidade

A equipe agora trabalha em novos experimentos antes de realizar testes em humanos. Se tudo ocorrer bem, eles poderão utilizar suas descobertas para criar um medicamento que retarde o envelhecimento.