Um erro da Starlink acabou bloqueando o acesso de alguns usuários nos últimos dias. A culpa, segunda a empresa, foi do sistema de detecção de fraude, que sinalizou por engano contas legítimas como falso positivo.

O que aconteceu

  • Usuários afetados estão recebendo uma mensagem sobre o problema.
  • A má notícia é que nem todos conseguiram recuperar o acesso ainda.
  • “Tivemos um problema de conta que nos levou a sinalizar falsamente sua conta como fraude. Estamos trabalhando para corrigir isso”, diz o e-mail da Starlink.
  • A provedora de internet via satélite espera que o erro esteja corrigido até este final de semana.
  • Caso o problema persista, a recomendação é entrar em contato com o Suporte ao Cliente.
Sistema de detecção de fraude da Starlink sinalizou contas legítimas como fraudulentas. Imagem: Reddit/Reprodução

Quem foi afetado pelo problema?

Segundo as informações do ArsTechnica, alguns clientes foram surpreendidos na última quinta-feira (9) por uma mensagem que dizia que suas contas foram bloqueadas.

publicidade

Ao que parece, o bug afetou especialmente novos usuários, ou seja, quem se cadastrou no site da Starlink para contratar o serviço, mas ainda não havia ativado a antena, o que os deixou sem conexão com a internet.

A página de recuperação de conta que permite trocar de senha com um endereço de e-mail ou número de telefone não funcionou, retornando um alerta de “Usuário não encontrado”. Segundo o relato de assinantes no Reddit, foi difícil conseguir contato com o Starlink para tentar recuperar as contas.

A empresa não tem número de telefone de suporte e atende pelo endereço de e-mail ‘starlinkresolutions@spacex.com‘. Alguns usuários que ainda conseguiram acessar suas contas, recuperaram o acesso selecionando a opção ‘Retomar serviço’ na página da Starlink.

Leia mais:

Qual a média de velocidade da Starlink no Brasil por estado?

A conexão via satélite da SpaceX chegou ao Brasil no ano passado e já distribui banda larga em diversas regiões. Qual será o estado brasileiro que atinge a velocidade de internet mais alta usando a Starlink?

Confira a resposta aqui.