A inteligência artificial (IA) entrou na disputa entre o peronista Sergio Massa e o libertário Javier Milei no segundo turno das eleições presidenciais na Argentina. A campanha de Massa publicou, nas redes sociais, um comercial feito com IA que relaciona e critica, de forma implícita, uma fala de Milei em relação à ex-premiê britânica Margaret Thatcher.

Para quem tem pressa:

  • Na disputa do segundo turno das eleições presidenciais na Argentina entre Sergio Massa e Javier Milei, a campanha de Massa utilizou IA para criar um comercial que critica uma fala de Milei sobre a ex-premiê britânica Margaret Thatcher;
  • O vídeo apresenta uma reencenação na qual “Thatcher” ordena o ataque que levou ao afundamento do cruzador argentino General Belgrano durante a Guerra das Malvinas em 1982, matando 323 marinheiros;
  • Durante o debate, realizado no último domingo (12), Milei elogiou Margaret Thatcher como uma “grande líder”, o que gerou controvérsias, pois a ex-premiê é mal vista na Argentina devido ao seu papel durante a Guerra das Malvinas.

O vídeo traz uma reencenação com “Thatcher” ordenando pessoalmente o ataque que levaria ao afundamento do cruzador argentino General Belgrano, durante a Guerra das Malvinas, em 1982. Em seguida, surge no vídeo uma frase dita por Massa no debate realizado no último domingo (12): “Um país não pode ser liderado por quem admira seus inimigos”.

publicidade

Leia mais:

É que, durante o debate, Milei chamou a ex-premiê britânica de “grande líder”. Thatcher é odiada na Argentina por ter comandado o Reino Unido durante o conflito. No ataque que afundou o cruzador, 323 marinheiros morreram.

publicidade

O segundo turno das eleições presidenciais na Argentina acontece neste domingo (19).