Entrevista: alunos usam IA para criar nudes de colegas de escola

O CEO e cofundador da Educa Jaime Ribeiro explicou qual é o papel da família e da escola em momentos delicados como esse
Júlia Dal Rovere17/11/2023 21h30
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Olhar Digital News falou nesta sexta-feira (17) de um assunto bem delicado e preocupante. Neste mês, alunos de uma escola em Recife usaram a inteligência artificial para criar nudes, ou seja, imagens de crianças e adolescentes nuas. Estamos falando de meninas, vítimas, de 13 e 14 anos. Um pouco antes, mais de 20 alunas de um colégio particular do Rio de Janeiro foram vítimas da mesma ação. E tudo está em investigação.

Para falar sobre o assunto, recebemos o Jaime Ribeiro, CEO e cofundador da Educa. Ele explicou qual é o papel da escola e o que é papel dos pais em casos como esses.

A grande questão hoje, é que tanto a escola, quanto a família, ainda debatem sobre quem deve ser responsável pela educação moral do aluno. A escola diz que a família cuida de educar o aluno em relação à ética, aos bons costumes, a moral, a entender como respeito ao outro e até mesmo as competências socioemocionais que são tão debatidas hoje em dia. Já a família,  diz que não tem tempo de desempenhar esse tipo de atividade com toda a profundidade, como a escola, e fala que esse papel é da escola.

Jaime Ribeiro

Confira a entrevista completa! 

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.