Dragon Ball Daima: novo anime é canônico?

Uma nova temporada de aventuras com o Goku vem aí, mas será que o novo anime Dragon Ball Daima será canônico?
Por Samara Menezes, editado por Bruno Ignacio de Lima 18/11/2023 06h20, atualizada em 07/12/2023 14h26
Dragon-Ball-Daima-4
Dragon Ball Daima Imagem: Reprodução / YouTube
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Desde que foi anunciado pela Toei Animation na New York Comic Con de 2023, o novo anime Dragon Ball: Daima dividiu os fãs que estão na dúvida se a produção é ou não canônica.
Com o lançamento previsto para outubro de 2024, ao que tudo indica, o novo arco vai se passar após Dragon Ball Z e antes de Dragon Ball Super e vai conter 20 episódios ao todo.

Leia também:

A premissa é de que não só o Goku, como grande parte dos outros personagens do desenho vão voltar a ser criança, como Bulma, Piccolo, Vegeta, até mesmo o Mestre Kame, para citar alguns, e precisarão encontrar uma forma de voltar ao normal, contando, pra isso, com a ajuda de Kaioshin.

Dragon Ball Daima é canônico?

Dragon Ball Daima é canônico
Dragon Ball Daima Imagem: Reprodução / YouTube

Há grandes chances de Dragon Ball Daima ser canônico já que o criador do mangá, Akira Toriyama, está ativamente envolvido na produção como roteirista e designer do novo anime. Ele, inclusive, publicou nas redes sociais uma carta aberta aos fãs cuja tradução pode ser conferida abaixo:

“Eu estou trabalhando em um novo Dragon Ball. O título é Dragon Ball Daima. Daima é um termo inventado que, em inglês, significaria algo como ‘mal’. Devido a uma conspiração, Goku e seus amigos voltaram a ser pequenos. Para consertar as coisas, eles partirão para um novo mundo!

“É uma grande aventura com ações intensas em um desconhecido e misterioso mundo. Como Goku terá que compensar por seu tamanho pequeno, ele usa Nyoibo (Bastão do Poder) para lutar, algo que não é visto a um longo tempo.

“Eu criei a história e os cenários, assim como muitos dos designers. Eu, na verdade, estou me dedicando nisso muito mais que o normal. As coisas vão se desenrolar dentro dos mistérios do mundo de Dragon Ball. Espero que todos vocês gostem dessas batalhas diferentes-do-normal que serão fofas e poderosas.”

Considerando isso e o fato de que Toriyama sempre se mostrou interessado em fazer a sua versão de Dragon Ball GT, que não é uma trama canônica, e com o aniversário de 40 anos de Dragon Ball na Shonen Jump chegando, podemos esperar uma história especial.

Samara Menezes
Colaboração para o Olhar Digital

Samara Menezes é jornalista formada pelo Centro Universitário FiamFaam. Já trabalhou como jornalista responsável pela revista SBACV em Pauta, e hoje trabalha como colaboradora no Olhar Digital.

Bruno Ignacio de Lima
Colaboração para o Olhar Digital

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia e conteúdo perene. Atualmente, é colaborador no Olhar Digital.