SpaceX, de Elon Musk, realizou no último sábado (18) o segundo teste de voo do Starship, considerado o foguete mais poderoso do mundo. Após uma decolagem bem sucedida, o propulsor do veículo espacial explodiu, e a empresa perdeu contato com a cápsula. A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) vai investigar o caso.

Vários indícios e até testemunhos dão conta de que o foguete teria reentrado na atmosfera terrestre no Caribe, ao norte de Porto Rico e das Ilhas Virgens Americanas.

publicidade

Leia mais

Relembre o que aconteceu

  • O megafoguete Starship decolou a partir da Starbase, base de lançamento da SpaceX, no sul do Texas no sábado (180;
  • O objetivo era realizar um teste que enviaria a parte superior do veículo a uma volta quase completa na Terra;
  • Estava previsto um pouso nas águas do Oceano Pacífico perto do Havaí, aproximadamente 90 minutos após o lançamento.
  • No entanto, o voo terminou apenas oito minutos após o início, com um “desmembramento rápido não programado rápido” do Starship.
  • A FAA considerou esse desfecho um contratempo e supervisionará uma investigação para determinar sua causa.

Starship teria caído ao norte de Porto Rico

Astrônomos, imagens de radares meteorológicos, vídeos e testemunhas indicam que o Starship fez sua reentrada ao norte de Porto Rico e das Ilhas Virgens Americanas.

publicidade

Deduzo um ponto de impacto no Atlântico ao norte de Porto Rico e das Ilhas Virgens Americanas. De fato, uma nuvem de detritos foi detectada nos dados do radar meteorológico da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos) naquele momento e local, confirmando essa análise.

Jonathan McDowell, do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics

O fotógrafo esportivo Jankiel Carranza, da JCJ Photos, estava tirando fotos de surfistas em uma praia em Dorado, Porto Rico, quando registrou o objeto.

Vi esse objeto em chamas caindo do céu de noroeste para nordeste. Tirei uma foto provavelmente perto do final do avistamento, mas o objeto estava ainda mais brilhante apenas alguns segundos antes.

Jankiel Carranza, fotógrafo esportivo

Carranza conseguiu fotografar o que seria o foguete. A imagem mostra um objeto em desintegração e deixando detritos para trás, o que é característico de uma reentrada.

publicidade
Possível reentrada do Starship na atmosfera da Terra. Crédito: Jankiel Carranza/JCJ Fotos

Muitas pessoas em Porto Rico, Anguilla e Ilhas Virgens Britânicas ainda relataram que ouviram um som semelhante a uma explosão, e até sentiram um estrondo, por volta das 9h16 (no horário de Brasília), que coincide com o horário da reentrada da Starship sobre o Caribe. As informações são do site EarthSky.