Na última terça-feira (24), a SpaceX realizou um “ensaio geral” para o lançamento do megafoguete Starship, considerado o mais poderoso já construído. No teste, o veículo espacial foi abastecido com combustível criogênico para verificar se há vazamentos e demais problemas. As informações são do Space.com.

O complexo veicular consiste em um enorme propulsor de primeiro estágio chamado Super Heavy e uma espaçonave de 50 metros de altura também batizada de Starship. Ambos os elementos foram submetidos ao procedimento na Starbase, base de lançamento da empresa em Boca Chica, no Texas, conforme divulgado no X (antigo Twitter).

publicidade

“Starship e Super Heavy foram carregados com mais de 10 milhões de libras [mais de 4,5 milhões de quilos] de propelente hoje em um ensaio semelhante a um voo antes do lançamento”, diz a publicação.

Leia mais:

publicidade

SpaceX aguarda liberação para novo lançamento do Starship

Em outra postagem, a SpaceX diz que ainda aguarda a aprovação regulatória da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) para o segundo lançamento de teste, mas que o veículo está pronto para isso.

O primeiro foi realizado em 20 de abril. A empresa planejou um voo de aproximadamente 90 minutos. Mas, toda a “aventura” durou cerca de 4 minutos. O estágio inicial do veículo não se separou do restante da estrutura, acionando o modo de autodestruição e provocando a explosão do foguete.

publicidade

A situação levou a FAA a realizar uma extensa investigação sobre os possíveis problemas. A análise, finalizada no início de setembro, recomendou 63 ações corretivas para a SpaceX. Recentemente, Elon Musk, dono da empresa, confirmou que todas as orientações foram atendidades.