Trazer crianças como protagonistas de filmes de terror é uma tendência antiga e conhecida, que rende boas produções e grandes bilheterias.

A imagem inocente que os pequenos trazem ajudam a acentuar os momentos de terror, e parecem ser mais suscetíveis a incorporações de demônios e contato com o mundo sobrenatural, além daqueles com atitudes perturbadoras, frutos de traumas da vida.

publicidade

Leia mais:

Se você é fã de filmes de terror e gosta dos longas que apostam em crianças assustadoras, aproveite a lista que preparamos!

publicidade

8. A Órfã (2009)

O filme traz Esther, que é possivelmente uma das crianças mais bizarras o cinema, interpretada por Isabelle Furhman. A trama de terror traz uma grande reviravolta no final, com um uma resposta surpreendente que explica tudo que ela conseguiu fazer ao longo da história.

O longa ganhou uma sequência recentemente, com a mesma atriz, já adulta.

publicidade

Onde assistir: HBO Max

7. O Iluminado (1980)

Os amantes de filmes de terror clássico com certeza conhecem Danny Torrance, interpretado por Danny Lloyd, protagonista desse grande ícone no cinema moderno.

publicidade

A história começa a ficar estranha quando o garoto tem visões sanguinárias do passado e do futuro, enquanto conversa com seu “amigo imaginário”. O longa, baseado no livro de Stephen King, é dirigido por Stanley Kubrick e ainda traz Jack Nicholson e Shelley Duvall no elenco.

Onde assistir: HBO Max

6. O Cemitério Maldito (1989)

Mais um longa baseado em uma história de Stephen King, com um roteiro de arrepiar, motivado pelo garoto de cinco anos chamado Gage Creed, interpretado por Miko Hughes.

O menino morre e volta à vida com sede de matar, após seus pais descobrirem um cemitério sobrenatural atrás de sua casa. Apesar de o pai acreditar se tratar de um milagre, o retorno do garoto não passa de uma maldição.

Onde assistir: Lionsgate+

https://www.youtube.com/watch?v=X55lw__g-Y4&t=25s

5. Os Outros (2001)

Grace Stewart (Nicole Kidman) se muda para uma casa nova com seus filhos, Anne (Alakina Mann) e Nicholas (James Bentley). O local é isolado, mas é perfeito para viver com as crianças, já que elas não podem ter contato com a luz do dia.

Para protege-las, a casa vive na escuridão, até que algumas regras acabam sendo quebradas e a rotina da família muda por completo. Isso faz com que os moradores acreditem que a propriedade é assombrada por forças sobrenaturais, mas o plot twist do enredo acaba por mudar tudo.

Onde assistir: Prime Video

4. Boa Noite, Mamãe (2014)

Esse é mais um filme com gêmeos, confirmando que essa é uma fórmula usada por Hollywood para garantir o sucesso de bilheteria.

O enredo traz a história de Elias (Elias Schwarz) e Lukas (Lukas Schwarz), que precisam se mudar para uma casa com a mãe (Susanne Wuest), após ela passar por uma cirurgia no rosto. Com o tempo, os garotos começam a desconfiar se quem está por baixo dos curativos é realmente a mãe dos dois.

Onde assistir: Prime Video

3. O Orfanato (2007)

O terror espanhol conta a história de Tomás, o espírito de uma criança atormentada que assombra um orfanato abandonado, onde o pequeno Simon vai morar com sua família.

No mesmo local, a mãe de Simon, Laura, viveu como uma órfã, e pretendia reformar tudo após a mudança. Porém, a imaginação do filho começa a deixar a família preocupada, com diversos acontecimentos que justificam os medos da criança.

Onde assistir: Prime Video

2. Caso 39 (2009)

A dedicada assistente social Emily Jerkins (Reneé Zelweger) está determinada a resgatar a jovem Lilith (Jordelle Ferland) de seu cotidiano abusivo, já que ela parece estar sofrendo nas mãos de seus pais.

Para ajudar a criança, Emily decide adotá-la, mas acaba descobrindo tarde demais que o nome da criança é um indício de todo o mal que ela pode trazer, chegando a controlar sua vida.

Onde assistir: Netflix

1. O Exorcista (1973)

É impossível falar de crianças em filmes de terror e não citar O Exorcista. Regan (Linda Blair) é a protagonista, e não pode ficar de fora da lista, sendo uma das garotas mais conhecidas no meio cinematográfico.

A personagem é possuída por um demônio e é obrigada a passar por um exorcismo, resultando em performances clássicas e assustadoras até os dias de hoje.

Onde assistir: Prime Video