O astrofotógrafo Miguel Claro presenteou o mundo com um incrível timelapse da atividade solar, proporcionando uma visão única da superfície do Sol. O vídeo abrange o disco solar completo, capturando a estrela em plena aceleração em direção ao pico de atividade em seu ciclo solar de 11 anos.

Em seu site, o astrofotógrafo português descreve o vídeo como “revelando muitos recursos interessantes em movimento, como proeminências eruptivas, filamentos, regiões ativas com pequenos flares, pequenos espículos dançando como cabelos ao vento, e uma delicada linha ondulante de plasma”.

publicidade

Leia mais:

A sequência mostra o Sol girando ao longo de três horas, com o plasma aprisionado nos fortes campos magnéticos da estrela a centenas de milhas acima da superfície. Claro destaca que o plasma é liberado para o espaço em um piscar de olhos, criando um espetáculo impressionante. Assista:

publicidade
  • O timelapse foi capturado a partir de um local de céu escuro na Reserva Dark Sky de Alqueva, em Portugal, utilizando uma câmera Player One Saturn-M SQR e um telescópio Lunt LS100.
  • O vídeo foi comprimido a partir de três terabytes de dados brutos.
  • Claro enfatiza que o resultado final é um filme solar em alta resolução de 5K, composto por 246 imagens ao longo de aproximadamente 3 horas.

Veja a Estação Espacial Internacional com um Sol espetacular ao fundo

Uma imagem impressionante foi escolhida pela NASA como fotografia astronômica do dia (APOD) neste domingo (19). Ela mostra a Estação Espacial Internacional (ISS) tendo como pano de fundo o Sol, em detalhes de tirar o fôlego.

  • Diariamente, desde 1995, a NASA divulga a chamada APOD (sigla em inglês para “Imagem Astronômica do Dia”);
  • O projeto, em parceria com a Universidade Tecnológica de Michigan, nos EUA, consiste em um website no qual a cada dia uma foto diferente do universo é publicada, acompanhada de uma curta descrição feita por um astrônomo profissional;
  • A imagem escolhida no último domingo, feita pelo astrofotógrafo Mehmet Ergün, da Alemanha, chama a atenção pelos detalhes do Sol, com a ISS passando na frente do astro. 

Confira a imagem aqui.