Marte intriga a humanidade e isso não é de hoje. Mas não é apenas a possibilidade de ter existido vida no planeta vermelho que nos desperta curiosidade. Há uma série de diferenças em relação à Terra. Por exemplo, por que o pôr do sol em Marte é azul e não vermelho?

Leia mais

Coloração é resultado da dispersão da luz solar

Há quem tenha feito o seguinte paralelo: a Terra é azul e Marte é conhecido como o planeta vermelho. Logo, basta inverter e temos o nosso pôr do sol vermelho enquanto o marciano é azul.

Essa explicação, claro, é desprovida do fundamental, a explicação científica dos fenômenos, mas não está de todo equivocada. Isso porque tudo se resume à dispersão da luz solar sobre as moléculas que compõem as atmosferas dos dois planetas.

publicidade

Embora pareça branca, a luz solar compreende muitos comprimentos de onda diferentes, que são percebidas pelo nosso cérebro como cores diferentes, e moléculas e partículas de poeira interagem apenas com certos comprimentos de onda. Ao espalhar porções específicas do espectro de luz, essas partículas produzem a cor que vemos.

Já a atmosfera de Marte é muito diferente da da Terra, tanto em composição quanto em densidade. A pressão no planeta marciano é equivalente a cerca de 1% da do nosso planeta. Para experimentar uma pressão tão baixa na Terra, você precisaria estar a mais de 30 quilômetros de altitude. Também falta nitrogênio e oxigênio.

A atmosfera de Marte é composta de dióxido de carbono e tem muita poeira, que tende a espalhar a luz vermelha para que o céu pareça avermelhado. Na Terra, é o contrário. A luz azul dá ao nosso céu sua tonalidade característica, e ao pôr do sol e ao amanhecer, esses comprimentos de onda mais longos são predominantes.

Quando o Sol aparece baixo no horizonte, a luz tem uma distância maior para viajar dentro da atmosfera e por isso se espalha mais. O que resta é a cor que vemos. Na Terra, temos uma paleta mais ampla de vermelhos, que na verdade é amplificada por cinzas de vulcões e poeira de incêndios. Em Marte, temos um tom azul fresco.

Pôr do sol em Marte fotografado em 2005 pela sonda espacial Spirit da Nasa (Imagem: NASA/JPL-Caltech)

Existe pôr do sol em outros planetas?

  • Essa diferença é perceptível entre Marte e a Terra, mas não em outros planetas.
  • Isso acontece em função de outros planetas do Sistema Solar não terem uma atmosfera espessa o suficiente para produzir tal efeito.
  • Ou então terem nuvens tão densas que evitam que se enxergue alguma coisa.
  • As informações são da IFLScience.