Imagem: Pixabay
A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um importante alerta nesta quinta-feira (23) sobre o uso indiscriminado de antibióticos. Segundo a entidade, a utilização excessiva dos medicamentos está prejudicando a eficácia deles e gerando superbactérias cada vez mais resistentes e letais, acentuando uma crise sanitária já existente no planeta.
Leia mais
A região europeia da OMS compreende 53 países, incluindo vários na Ásia Central.
Todos os países da nossa região têm regulamentos em vigor para proteger antibióticos preciosos do uso indevido (…) A aplicação desses regulamentos resolveria a maioria dos usos indevidos de antibióticos.
Robb Butler, diretor da Divisão de Doenças Transmissíveis da OMS Europa
Ainda de acordo com o estudo, um terço das cerca de 8.200 pessoas pesquisadas tomou antibióticos sem receita médica. Em alguns países, mais de 40% dos medicamentos foram usados sem orientação médica. Uma pesquisa equivalente realizada na União Europeia em 2022 já havia mostrado que 8% dos entrevistados tomaram antibióticos sem receita médica.
A OMS também observa que existe um grave desconhecimento da população sobre os riscos do uso excessivo de antibióticos. Por isso, destaca a importância da educação e conscientização sobre o tema como forma de evitar o surgimento de novas superbactérias e mais mortes em decorrência das infecções.
Esta post foi modificado pela última vez em 23 de novembro de 2023 11:34