O sindicato alemão Verdi convocou greve em cinco centros de distribuição da Amazon espalhados pela Alemanha. O comunicado foi emitido nesta quinta-feira (23), pedindo que os trabalhadores parem durante o turno da noite desta quinta-feira (23) e durante toda a sexta-feira (24). A paralisação acontece em meio à Black Friday, momento lucrativo para empresas de varejo, como a Amazon.

Greve na Black Friday

  • O sindicato Verdi convocou greve nos centros de distribuição da Amazon nas cidades de Koblenz, Leipzig, Rheinberg, Dortmund e Bad Hersfeld;
  • No período da paralisação, de quinta-feira para sexta-feira, acontece a Black Friday na Amazon, momento em que a empresa recebe alto número de pedidos devido aos preços reduzidos;
  • É também um dos dias mais lucrativos das companhias de varejo no ano;
  • Ainda, Silke Zimmer, membro de varejo no conselho de administração do sindicato, afirmou que os funcionários da Amazon em greve decidiram renomear a Black Friday para “Make Amazon Pay Day” (“Dia de fazer a Amazon pagar”, em tradução livre).

Leia mais:

publicidade

Black Friday como não cair na “Black Fraude”
Imagem: PopTika/Shutterstock

Por quê?

Segundo o sindicato, o motivo da greve dessa semana é uma disputa da organização contra a Amazon que acontece desde 2013, porque a empresa se recusa a reconhecer acordos salariais em todo o setor de vendas.

publicidade

O que a Amazon diz

Segundo a Reuters, um porta-voz da Amazon não-identificado falou nesta quinta-feira que os salários, benefícios e oportunidades de carreira na companhia são “excelentes”. Ele reforçou que “não é à toa que metade dos nossos colegas está conosco há mais de cinco anos”.