China instala enorme turbina eólica em apenas 24 horas

A turbina eólica offshore de 16 megawatts tem o tamanho equivalente a um prédio de 50 andares e foi instalada em tempo recorde na China
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 24/11/2023 14h58
GWH252-16MW-1.png
Imagem: reprodução/Goldwind
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A fabricante chinesa de turbinas eólicas Goldwind diz ter instalado uma nova estrutura de 16 megawatts em tempo recorde. A turbina offshore teria o tamanho equivalente a um prédio de 50 andares e teria sido colocada em operação em apenas (e incríveis) 24 horas.

Leia mais

Instalação em tempo recorde

A Goldwind já havia instalado um outra turbina de 16 megawatts em setembro deste ano. A estrutura ficou famosa ao bater o recorde mundial de geração de eletricidade. Durante a passagem de um tufão, ela produziu 384,1 megawatts-hora em um período de 24 horas. A energia é suficiente para abastecer quase 170 mil casas.

Agora, a empresa disse que aperfeiçoou o procedimento de instalação das turbinas. E que isso possibilitou o estabelecimento de “um novo recorde para a instalação mais rápida de unidades de #offshore de capacidade ultragrande”. A companhia ainda ressaltou que usou estratégias que otimizaram preventivamente os processos por meio simulações.

Ainda de acordo com a Goldwind, o processo mais rápido reduziu os custos de construção. O método, considerado um “avanço vital para ampliar o potencial eólico offshore em projetos futuros”, será colocado em prática novamente no futuro.

Nova turbina eólica

  • A turbina eólica offshore de 16 megawatts (chamada de GWH252-16MW) tem um diâmetro de rotor de 252 metros.
  • A estrutura tem uma área varrida de cerca de 50 mil metros quadrados, o equivalente a sete campos de futebol padrão.
  • O cubo da turbina tem 146 metros de altura, tão alto quanto um prédio de 50 andares.
  • As informações são da Electrek.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.