Após finalizar sua instalação no final de junho, a Three Gorges Energy conectou à rede de energia a primeira turbina eólica offshore de 16 megawatts do mundo. Com um impressionante diâmetro de rotor de 260 metros, essa torre colossal fornecerá energia limpa para cerca de 36.000 residências chinesas.
- Apesar de não parecer tão fora do lugar, erguendo-se em um campo de outros gigantes menores, a MingYang Smart Energy MySE 16-260 é a maior já conectada à rede.
- O “motor” e o gerador alojados no topo de sua torre de 152 metros pesam incríveis 385 toneladas
- Cada uma das suas três pás de 123 metros adiciona mais 54 toneladas, penduradas em um dos lados do eixo do gerador.
- A cada volta completa, a turbina varre aproximadamente 50.000 metros quadrados de ar (o equivalente a sete campos de futebol).
- Cada volta envia até 34,2 kWh de energia para o sistema de energia chinês.
- Anualmente, estima-se que a turbina eólica contribuirá com cerca de 66 gigawatt-horas.
Leia mais:
- Bateria autocarregável usa umidade do ar para gerar eletricidade
- Extrair energia do próprio ar? Cientistas já sabem fazer
- Startup da Jordânia cria água com ar do deserto
Essa unidade de demonstração está instalada no parque eólico offshore de Fujian, no Estreito de Taiwan, onde aproveitará um efeito natural de túnel de vento. De acordo com o Grupo Three Gorges, essa região experimenta condições de “quase tempestade” de nível 7, com ventos que excedem 51 km/h em mais de 200 dias por ano.
A área é propensa a tufões, e essa enorme turbina tem a oportunidade de provar sua resistência contra os elementos. Ela foi projetada para suportar ventos de até 287 km/h, o que deixa uma margem acima das condições mais violentas já registradas no Pacífico Norte Ocidental: o Tufão Tip, que apresentou ventos sustentados de 260 km/h em 1979.
Vale ressaltar que, com as mudanças climáticas avançando, os sistemas climáticos estão se tornando cada vez mais imprevisíveis.
As turbinas eólicas offshore continuarão crescendo em tamanho; a China State Shipbuilding Corporation já estava construindo uma turbina de 18 megawatts em janeiro, e é provável que um anúncio de uma turbina de 20 MW seja feito em breve.
Uma vez que a área de um círculo é igual a pi vezes o quadrado do raio, cada metro adicionado ao comprimento das pás de uma turbina tem um efeito significativo na área varrida a partir da qual a energia pode ser colhida, tornando o tamanho maior definitivamente melhor.
Com informações de New Atlas.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!