(Imagem: Skorzewiak/Shutterstock)
Pesquisadores universitários ou ligados a organizações não governamentais (ONGs) podem acessar a biblioteca de conteúdo com dados do Facebook e Instagram. Uma interface gráfica e uma API – por meio da qual um programa utiliza as funções ou serviços de outro – disponibilizam dados “quase em tempo real”, segundo a Meta.
Entram nesses dados: reações, compartilhamentos, comentários e contagem. Aliás, dados de postagens brasileiras estão entre as informações disponíveis.
Leia mais:
Para acessar a biblioteca da Meta, os pesquisadores interessados precisam solicitar por meio de um formulário do Consórcio Interuniversitário de Pesquisa Política e Social (ICPSR) da Universidade de Michigan, parceiro da Meta no projeto. Além disso, eles devem estar afiliados a instituições acadêmicas ou ONGs com fins científicos ou de interesse público.
Tanto o acesso quanto a análise do conteúdo vai ocorrer no ambiente Social Media Archive (Somar), desenvolvido pela ICPSR. Segundo a Meta, o objetivo é garantir o “compartilhamento seguro” de dados de pesquisa.
Confira abaixo quais dados estão disponíveis em relação ao Facebook e Instagram:
Esta post foi modificado pela última vez em 24 de novembro de 2023 14:24