A pirataria é um crime difícil de combater e afeta também o futebol. Por isso, alguns clubes estão apostando na tecnologia. É o caso do São Paulo, que contratou um escritório que utiliza inteligência artificial para localizar produtos suspeitos na internet.

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Como a IA atua

A IA utilizada pelo escritório de Ricardo Bianchini usa parâmetros como modelo, tamanho e, sobretudo, valor. A empresa do advogado atua no âmbito físico e virtual para localizar produtos não licenciados. A busca não é apenas por camisas, mas também canecas, cadernos e qualquer outra mercadoria que tenha ligação com o São Paulo.

Uma vez identificado o produto falsificado, o vendedor é autuado e precisa pagar multa e indenização ao clube. Em caso de reincidência, a punição fica ainda maior, podendo chegar na casa dos R$ 70 mil.

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As indenizações podem variar caso a caso e são critérios nossos, em paralelo com a legislação. É inafastável indenizar o clube. Aqueles que não indenizam, nós providenciamos a instauração de inquérito policial e as medidas cabíveis para que o clube possa se ressarcir

Ricardo Bianchini

O São Paulo, assim como outros clubes de futebol, tem seus revendedores licenciados. No entanto, acredita que a enorme quantidade de anúncios na internet pode confundir o torcedor na hora da compra.

O advogado explica que muitas vezes, na internet, o consumidor conhece a plataforma em que está comprando, mas não o lojista em questão.

A pirataria se estabelece em dois ambientes: o físico e o virtual. Pela internet, você só sabe o site que está vendendo, mas não conhece a qualidade e a origem. Tanto que nós procedemos semanalmente uma série de denúncias para derrubar lojas dentro de plataformas. No ambiente físico, a atuação é feita mediante mandados de busca e apreensão

Ricardo Bianchini

Outros clubes também usam a tecnologia

  • O uso da IA para combater a pirataria não é uma novidade no futebol.
  • Rivais do São Paulo, Corinthians e Santos já trabalham com o escritório de Bianchini com o mesmo propósito.
  • Clubes do Rio de Janeiro e de Minas Gerais também já fizeram contato com o advogado.
  • Além de retirar do mercado produtos falsificados, a medida auxilia na valorização dos parceiros que pagam royalties para comercializar produtos oficiais.
  • Outro reflexo é o aumento das vendas nas lojas oficiais, aumentando a receita do próprio clube.
  • As informações são do UOL.