Imagem: Beto Chagas/Shutterstock
A pirataria é um crime difícil de combater e afeta também o futebol. Por isso, alguns clubes estão apostando na tecnologia. É o caso do São Paulo, que contratou um escritório que utiliza inteligência artificial para localizar produtos suspeitos na internet.
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A IA utilizada pelo escritório de Ricardo Bianchini usa parâmetros como modelo, tamanho e, sobretudo, valor. A empresa do advogado atua no âmbito físico e virtual para localizar produtos não licenciados. A busca não é apenas por camisas, mas também canecas, cadernos e qualquer outra mercadoria que tenha ligação com o São Paulo.
Uma vez identificado o produto falsificado, o vendedor é autuado e precisa pagar multa e indenização ao clube. Em caso de reincidência, a punição fica ainda maior, podendo chegar na casa dos R$ 70 mil.
As indenizações podem variar caso a caso e são critérios nossos, em paralelo com a legislação. É inafastável indenizar o clube. Aqueles que não indenizam, nós providenciamos a instauração de inquérito policial e as medidas cabíveis para que o clube possa se ressarcir
Ricardo Bianchini
O São Paulo, assim como outros clubes de futebol, tem seus revendedores licenciados. No entanto, acredita que a enorme quantidade de anúncios na internet pode confundir o torcedor na hora da compra.
O advogado explica que muitas vezes, na internet, o consumidor conhece a plataforma em que está comprando, mas não o lojista em questão.
A pirataria se estabelece em dois ambientes: o físico e o virtual. Pela internet, você só sabe o site que está vendendo, mas não conhece a qualidade e a origem. Tanto que nós procedemos semanalmente uma série de denúncias para derrubar lojas dentro de plataformas. No ambiente físico, a atuação é feita mediante mandados de busca e apreensão
Ricardo Bianchini
Esta post foi modificado pela última vez em 24 de novembro de 2023 10:35