Lava do vulcão Etna desce encostas cobertas de neve; veja!

O vulcão Etna é um dos mais ativos do mundo e entrou em erupção nos últimos dias, gerando imagens assustadoras
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 27/11/2023 15h39
Etna-1
Imagem: lapissable/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A atividade do vulcão Etna, um dos mais ativos do mundo, tem deixado as autoridades italianas em alerta. Nos últimos dias, as explosões iluminaram a noite e a lava desceu as encostas cobertas de neve do monte, localizado na Sicília, na parte sul da Itália. As imagens são impressionantes.

Leia mais

Erupções do Etna são consideradas bastante comuns

Diante do cenário, o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), órgão que desempenha funções de vigilância sísmica e vulcânica na Itália, chegou a emitir um alerta para os voos na região. Apesar disso, as operações no Aeroporto Internacional Vincenzo Bellini, na cidade de Catânia, não foram afetadas.

O monte Etna é considerado um patrimônio natural histórico pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). As erupções na região são consideradas comuns e o Etna é classificado como um estratovulcão (um tipo de vulcão em forma de cone, com as laterais extraordinariamente íngremes).

Segundo vulcanólogos, esses vulcões são mais propensos a explosões de grande porte devido ao acúmulo de pressão por baixo do magma mais viscoso, que se acumula em suas encostas.

Etna em erupção (Imagem: Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia)

Medidas de segurança já foram tomadas

  • O Etna tem apresentado erupções constantes desde 2013 e já provocou o fechamento do aeroporto da Catânia repetidas vezes.
  • Apesar das imagens assustadoras, a erupção não deixou ninguém ferido.
  • Também não há graves danos provocados pelo vulcão até o momento.
  • As autoridades italianas continuam monitorando a atividade do Etna e um plano de evacuação da população está pronto, caso seja necessário.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.