A atividade do vulcão Etna, um dos mais ativos do mundo, tem deixado as autoridades italianas em alerta. Nos últimos dias, as explosões iluminaram a noite e a lava desceu as encostas cobertas de neve do monte, localizado na Sicília, na parte sul da Itália. As imagens são impressionantes.
Leia mais
- Satélites da NASA fotografam enorme erupção na Rússia; veja!
- Atividade sísmica de supervulcão desperta preocupações na Itália
- Fagradalsfjall: 5 curiosidades sobre o vulcão da Islândia
- Confirmado! Erupção do vulcão de Tonga destruiu parte da camada de ozônio
- Saiba quantos vulcões estão em erupção ativa
Erupções do Etna são consideradas bastante comuns
Diante do cenário, o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), órgão que desempenha funções de vigilância sísmica e vulcânica na Itália, chegou a emitir um alerta para os voos na região. Apesar disso, as operações no Aeroporto Internacional Vincenzo Bellini, na cidade de Catânia, não foram afetadas.
O monte Etna é considerado um patrimônio natural histórico pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). As erupções na região são consideradas comuns e o Etna é classificado como um estratovulcão (um tipo de vulcão em forma de cone, com as laterais extraordinariamente íngremes).
Segundo vulcanólogos, esses vulcões são mais propensos a explosões de grande porte devido ao acúmulo de pressão por baixo do magma mais viscoso, que se acumula em suas encostas.

Medidas de segurança já foram tomadas
- O Etna tem apresentado erupções constantes desde 2013 e já provocou o fechamento do aeroporto da Catânia repetidas vezes.
- Apesar das imagens assustadoras, a erupção não deixou ninguém ferido.
- Também não há graves danos provocados pelo vulcão até o momento.
- As autoridades italianas continuam monitorando a atividade do Etna e um plano de evacuação da população está pronto, caso seja necessário.