Vulcões são formações montanhosas enormes e que expelem lava: um líquido terrivelmente quente capaz de mudar toda a topografia de uma região e de prejudicar a vida da natureza e vida humana. Estas formações de rocha são tão comuns que estão até mesmo presentes em diferentes planetas e luas do nosso Sistema Solar.

Aqui na Terra, um vulcão que tem chamado muita atenção é o Fagradalsfjall: uma montanha enorme, localizada na Islândia, que apresenta sinais iminentes de uma possível erupção. A seguir, confira cinco curiosidades sobre este vulcão.

publicidade

Leia mais:

1. Ele já entrou em erupção antes

Imagem: DanielFreyr/Shutterstock

Em 2022, o Fagradalsfjall entrou em erupção após a cidade de Reykjavik ter sido bombardeada regularmente com tremores de terra. Apesar do vulcão estar inserido no território da península, as autoridades destacaram que a erupção não ofereceria riscos aos moradores, apesar de o sistema de transportes da região (como os voos) ter sido alterado como medida de segurança.

publicidade

O evento proporcionou uma chance única a geólogos de estudarem a montanha expelindo lava, e tudo foi acompanhado mundialmente por diversas câmeras, instaladas estrategicamente para a transmissão do fenômeno. Apesar de a topografia da região ser acidentada, após a erupção, todo o solo atingido pela lava sofreu novas modificações.

2. Criou novas oportunidades de turismo

A erupção vulcânica do Fagradalsfjall foi ocasionada por uma série de eventos sísmicos que ocorreram embaixo da terra, um fenômeno forte o bastante para deslocar o chão e mudar a topografia em volta. Contudo, quando o vulcão entrou em erupção e expeliu sua lava, o líquido remodelou, com mais ênfase, todo o arredor da montanha.

publicidade

A formação de novas rochas e detalhes montanhosos também instiga a curiosidade dos turistas, que viajam até o Fagradalsfjall não apenas para ver a montanha do imponente vulcão, mas também para conferir todas as mudanças geomorfológicas ocasionadas pela erupção.

3. Tem uma pronúncia única

O islandês é uma língua com alfabeto diferente do nosso, além de formar sons e palavras bem diferentes do que as pessoas estão acostumadas. Por isso, tentar ler e escrever palavras nesse idioma, muitas vezes, pode ser desafiador.

publicidade

Para quem tem curiosidade, o nome do vulcão pode ser lido da seguinte forma: FA-KU-RA-DALS-FIAC. Leia dando ênfase no fonema DALS, que representa a parte tônica da palavra.

4. O significado do nome está associado a montanha

Todo vulcão é formado por uma montanha longa, espessa, e alta que cresce em direção ao céu. Com o Fagradalsfjall não seria diferente, mas até o seu nome oferece um indicativo a respeito: “Fagradalsfjall” significa algo como “montanha bela” ou “montanha do belo vale”.

5. Teve a erupção mais longa do país

O último período de atividade do Fagradalsfjall ocorreu a partir do ano passado e foi responsável por expelir gás, lava e pedras por exatos seis meses. Esse fenômeno foi considerado como a erupção vulcânica mais longa do país desde a década de 60, expelindo milhões de metros cúbicos de lava.

Atualmente, o país está em estado de emergência novamente e já evacuou a cidade de Grindavik, abismados com a possibilidade de uma erupção vulcânica pelo Fagradalsfjall. Nos últimos dias, inúmeros terremotos assolaram o país e é uma questão de tempo até que o vulcão seja completamente ativado outra vez.