Anualmente a Apple busca trazer novidades que sempre aquecem o mercado da tecnologia e impulsionam a busca pela inovação e assim a melhoria crescente para o consumidor no leque de opções em ferramentas e sistemas inteligentes. Veja as 5 principais diferenças entre o chip M2 e o M3 da Apple.

Leia mais:

Fabricação e os Transistores

Diferente do M2 que continha apenas um nó de 5 nm, o que equivalia a 5 bilhões de transistores, o M3 é o primeiro chip a usar um processo de 3 nm, o que significa que o processador conterá 25 bilhões de transistores. Com isso, os equipamentos que portarem esse processador terão uma melhora muito grande na eficiência da resolução de diversos tipos de tarefas.

CPU

Similar aos chips M2, o M3 básico inclui uma CPU de oito núcleos com quatro núcleos de desempenho e quatro de eficiência, porém seu desempenho melhora em relação ao seu antecessor M2. Segundo uma declaração feita pela Apple, os núcleos de desempenho da Apple são de até 30% mais rápidas que os da família M2 e 50% mais velozes em relação da família de processadores Apple M1.

publicidade

GPU

Usando uma GPU de última geração, sendo mais rápido que os chips M2 e M1, o processador M3 traz o recurso chamado de Dynamic Caching que pode alocar o uso de memória local no hardware em tempo real para que não exista alocação excessiva para nenhum deles.

Assim, traz novos recursos de renderização como o ray tracing acelerado por hardware e mesh shading para Mac, que permite aos aplicativos criarem imagens extremamente realistas e fisicamente precisas. De acordo com a Apple, o M3 tem um desempenho gráfico de até 35% mais agilidade do que o M2 no mesmo nível de potência.

Gráfico mostrando um comparativo de pontência entre os processadores da linha M. (Imagem: Apple)

Segundo a Apple, o M3 tem um desempenho gráfico de até 35% mais agilidade do que o M2 no mesmo nível de potência.

Memória

Assim como no M2, o Chip M3 tem um suporte básico para até 24 GB de memória unificada e um monitor externo. Já o M3 Pr, tem suporte de até 36 GB de memória unificada e 128 GB para o M3 Max.

Mais uma opção de mídia

Na primeira e segunda versão dos processadores Apple da linha M, possuíam mecanismos dedicados a codificação e decodificação de vídeo para h.264 e HEVC acelerados por hardware. Atualmente, com a chegada do M3, passou a ser possível também ao usuário o codec de vídeo popular chamado de Av1.

O M3 permite o uso de codecs para vídeos em AV1. (Imagem: Apple)