A BibliOn é uma biblioteca digital pública e gratuita criada pelo governo estadual de  São Paulo. São milhares de livros digitais disponíveis para todos os cidadãos do Estado. A plataforma já atingiu a impressionante marca de 1.000 e-books emprestados por dia.

Esse número é maior do que o alcançado pelas duas bibliotecas físicas estaduais (Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos), que emprestam 290 e 420 livros por dia, respectivamente.

Leia mais:

O sucesso da BibliOn veio rápido, já que a plataforma foi lançada em junho de 2022 e se deve a alguns motivos. A falta de espaços físicos para a leitura é um deles. Segundo Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, órgão que administra a biblioteca digital, esse é um problema da maioria das cidades paulistas, além do que, mais da metade dos municípios do estado não possuem nem livrarias.

publicidade

Outro ponto é o fato de que o número de bibliotecas físicas está caindo. A opção digital é prática e democrática. Não é necessário ter acesso geográfico a um espaço específico ou ter o livro em mãos.

Como se cadastrar e criar sua conta na BibliOn

No app:

Tempo necessário: 5 minutos.

  1. Baixe e instale o app Biblion, disponível para Android e iOS



  2. Faça seu cadastro

    Abra o app e clique em ‘Cadastrar-se’ na parte inferior da telabiblion cadastro

  3. Crie sua conta

    Em ‘Criar conta’, preencha o formulário com seus dados pessoais, e-mail, data de nascimento, CEP e crie e confirme uma senha. Leia e aceite os termos de condições de uso do serviço e clique em ‘Enviar’biblion formulário

  4. Confirmação e verificação

    Confirme o cadastro acessando o e-mail informado para ativar a conta
    Para se cadastrar pelo site. Pronto, sua conta foi criada.

  5. Escolha um livro

    Para escolher um livro, clique no detalhe da capa para selecioná-lo e acessar detalhes sobre a obra, como a sinopse ou a nota dada por outros leitores. Ao escolher, clique em ‘Emprestar’biblion livro

  6. Acesso pelo site

    Clique em ‘Cadastrar-se’ no canto superior direito do site. Siga o mesmo procedimento do app para fazer seu cadastro.biblion site

  7. Selecione o livro

    Clique na capa do livro para selecionar o título escolhido e clique em ‘Ler’. Clique no botão ‘Emprestar’

  8. Acesso ao seu perfil

    Para acessar seus livros emprestados, clique no ícone do seu perfil, no canto superior da tela e selecione ‘Empréstimos’

Caso o livro não esteja disponível, basta clicar em ‘Reservar’ e assim que o livro estiver disponível, você receberá uma notificação por e-mail.

Respeite as regras

A BibliOn funciona nos moldes de uma biblioteca física. O leitor tem 15 dias de prazo para fazer a leitura e pode fazer a renovação uma vez pelo mesmo prazo, caso a obra não tenha reservas. O usuário pode emprestar duas obras por vez.

Apesar de ser digital, a BibliOn explica que, quando um livro é emprestado, ele fica indisponível para outras pessoas, que podem fazer uma reserva para pegar emprestado depois. Apenas alguns livros não possuem essa limitação e podem ser emprestados para mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Ainda que o empréstimo dos ebooks seja gratuito, o estado paga para as editoras por obra emprestada. São dois modelos de licença disponíveis: uma que garante um ciclo de 26 empréstimos e outra que repassa um valor para cada empréstimo. 

Além de e-books e audiobooks

Site BibliOn

Aproveite a plataforma ao explorar outras opções, como programação cultural com clubes de leitura, debates entre leitores transmitidos online, podcasts, seminários e capacitações.

A BibliOn em números:

  • Mais de 2 milhões de acessos
  • Mais de 200 mil usuários cadastrados
  • Mais de 17 mil títulos disponíveis
  • Mais de 450 mil livros emprestados